“Nada sobre nós, sem nós”: ATEMPA e SIMPA promovem webinário sobre Inclusão Escolar na Rede Municipal de Ensino em Porto Alegre

Na noite de quarta-feira, 06/12, ATEMPA e SIMPA uniram esforços para realizar um webinário focado na Inclusão Escolar na Rede Municipal de Ensino em Porto Alegre. O evento teve como objetivo apresentar os espaços de inclusão e a formação necessária para a qualificação da rede pública de educação, com uma abordagem direta de quem planeja e efetiva a inclusão escolar.

A atividade contou com a participação dos profissionais, incluindo Andréa Osório, diretora da EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnik; Anderson Gonçalves, SIR Emef Gilberto Jorge; Cintia Leão, Educação Precoce EMEEF Elyseu Paglioli; Katiuscha Genro, SIR CMET; Liliane Giordani, diretora da Faced/UFRGS e Malu Medeiros, diretora da EMEEF Tristão Sucupira Vianna. A ATEMPA se sente honrada em contribuir para esse debate, tendo uma mesa tão qualificada e comprometida com a pauta da inclusão escolar. Parabenizamos todos os participantes pelas valiosas contribuições e reflexões que enriqueceram e fortaleceram nosso diálogo.

Agradecemos também à audiência que acompanhou a transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook da ATEMPA e do SIMPA. Durante a atividade, cada intervenção dos convidados trouxe à tona questões cruciais, destacando a escassez de recursos humanos, o sucateamento da educação e das instituições, o abandono dos professores pela SMED, a necessidade de resistência diante do desmonte em curso na rede municipal, preocupações com a terceirização, a importância da formação continuada dentro dessa política, o fortalecimento da rede de apoio e o debate sobre o número de alunos por turma, entre outros tópicos fundamentais.

Esta atividade marca o início de uma série de eventos planejados pela ATEMPA e pelo SIMPA. A live realizada ontem, 06/12, evidenciou uma necessidade já percebida por nós: a Rede Municipal de Ensino deseja e precisa debater a Educação Inclusiva.

Por fim, convidamos todas, todos e todes que não puderam acompanhar ao vivo a assistirem e enviar seus comentários. Suas contribuições serão essenciais para que nossa direção possa elaborar ações e propostas visando à melhoria da qualidade da educação pública, especialmente no que se refere à efetivação da inclusão escolar em Porto Alegre.