Novo CR da ATEMPA: Reunião estratégica para impulsionar a inclusão escolar e combater os desafios educacionais em Porto Alegre

Após a posse dos novos representantes, que ocorreu no dia 24/10, na última terça-feira (28), o recém-formado Conselho de Representantes (CR) da ATEMPA realizou uma reunião para definir as diretrizes e ações para o ano de 2024. Com um olhar voltado para a inclusão escolar e os desafios do processo de ensino, a reunião foi marcada por debates e propostas.

Os participantes, representando as diversas escolas municipais, trouxeram à mesa uma série de dúvidas e problemáticas enfrentadas no cotidiano educacional. Dentre os encaminhamentos definidos durante o encontro, destacam-se algumas:

  • Denúncia da política de gestão com as proposições dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs);
  • Diálogo sobre os rumos da educação em POA, estabelecendo uma rede de encontros para promover discussões entre colegas e fomentar ideias.
  • Utilização de espaços pedagógicos para formação funcional;
  • Inclusão das monitoras no debate da inclusão escolar;
  • Elaboração de material informativo como panfletos para abordar problemas que impactam diretamente a comunidade educacional;
  • Articulação com diferentes entidades;
  • Elaboração de relatórios e ações para lidar com desafios políticos e de gestão do Governo Melo; 
  • Denúncia da precarização do trabalho, em especial atenção às condições dos colegas terceirizados que atuam na escola.

Além disso, foram propostas ações que visam fortalecer o Conselho Representantes da ATEMPA, promover formações para os novos membros, e incentivar a reflexão sobre questões pedagógicas e desafios no processo de ensino-aprendizagem.

Cindi, diretora do SIMPA, trouxe informações importantes sobre a progressão, destacando que os contemplados terão direito à correção dos juros mediante agendamento no atendimento jurídico.

Já Isabel Medeiros, diretora da ATEMPA, aproveitou o momento para convidar e divulgar aos presentes sobre a live “Inclusão Escolar na Rede Municipal de Ensino”, agendada para o dia 6 de dezembro às 18h45min, disponível nos canais do YouTube e páginas do Facebook do SIMPA e da ATEMPA.

Para finalizar, Luciane – Cuca, enfatizou a importância do debate em torno do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da rede e da temática crucial da inclusão, chamando a atenção de todos para essas questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *