Piso salarial nacional do magistério e data base de 2023, foram pauta da reunião do CR da Atempa no último dia 10

No último dia 10 de março, o Conselho de representantes da ATEMPA se reuniu para tratar sobre a pauta do novo Piso Salarial Nacional do Magistério e da Data base de 2023.

Na ocasião, a assessora e economista do DIEESE, Anelise Manganelli, apresentou dados sobre o piso salarial nacional do magistério e diante do apresentado, foram sugeridos os seguintes encaminhamentos, dentre outros:

  • Compartilhar a apresentação do DIEESE nas escolas, para informar e mobilizar os colegas;
  • Denunciar a defasagem salarial, em relação ao piso nacional, ocorrido no período de 2013 a 2023;
  • Lutar pela valorização das monitoras e monitores, contemplando-os com os mesmos percentuais de reajuste indicados na Lei do piso;
  • Cobrar o 1/3 de planejamento para todos os professores e professoras das escolas infantis;
  • Participar da mobilização dos sindicatos e associações da região metropolitana, pela aplicação da lei;
  • Elaboração, pelo DIEESE, de estudos relacionados ao tema.

Sobre a data-base, o diretor do Simpa, o colega Assis Olegário, fez uma breve introdução sobre a conjuntura. Trouxe informações sobre as perdas em relação à inflação que alcançam em torno de 28%.

Os representantes enfatizaram ainda, a falta de recursos humanos e o envio de grande número de materiais pedagógicos não solicitados, em detrimento das reais necessidades.

Os maiores problemas das escolas, devem ser registrados na pauta específica, como a reivindicação da gestão democrática nas escolas e na rede de ensino, com transparência e atendimento das reais necessidades das unidades de ensino.

A direção da ATEMPA se colocou à disposição para contribuir nas discussões das escolas, mobilizando para essas pautas fundamentais.

Fotografia: ATEMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *