Comunidade escolar da EMEB Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha está em festa: documentário “Em Frente”, foi vencedor do Festival Visões Periféricas

Comunidade escolar da EMEB Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha está em festa: o documentário “Em Frente” foi o vencedor do Festival Visões Periféricas.

Na semana passada, em 09/03, os estudantes da EMEB Liberato receberam a notícia de que o documentário “Em Frente” foi o vencedor do Festival Visões Periféricas, na mostra competitiva “Fronteiras Imaginárias”, que ocorreu no Rio de Janeiro.

O documentário foi produzido em 2021 e contemplado com o financiamento do projeto do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB/UFRGS), dentro do grupo de estudos/projeto ZUMBI-DANDARA DOS PALMARES – UFRGS.

A professora Nelza Jaqueline Franco explica que fazer parte deste projeto é de extrema importância, pois a escola está inserida dentro da área que atende à comunidade quilombola do Quilombo dos Machado, que fica no bairro Sarandi, na zona norte da capital.

A professora esclarece que o documentário é um dos projetos que a escola engloba. O projeto iniciou com uma mostra fotográfica em 2021, que incluía alunas/os, funcionárias/os e professoras/es negros da escola, para dar visibilidade às questões de enfrentamento ao racismo.

Dentro desta perspectiva, pensou-se na produção do documentário, que foi produzido com os mesmos participantes da mostra fotográfica de 2021 (alunos, funcionárias e professores negros da escola) para compartilharem suas histórias de vida e a relação de cada um com o racismo.

Foi por intermédio do vice-diretor, professor Paulo Sérgio da Silva, que se estabeleceu a parceria com o Projeto ZUMBI-DANDARA DOS PALMARES – UFRGS, devido ao vínculo deste com o espaço acadêmico da área da História e também do diálogo com o trabalho de psicologia desenvolvido pela doutoranda Mariana Gonçalves (uma das produtoras do filme), em Psicologia Social da UFRGS.

Para a professora Jaqueline, a execução do projeto tem um peso muito grande para a escola, pois há uma longa caminhada com a educação antirracista, já desenvolvida, principalmente na figura do professor Paulo Sérgio, como vice-diretor, que oportuniza este trânsito entre os espaços acadêmico e educação básica. Trabalhar com a história negra e indígena ou contar as formas de resistência desses povos são assuntos que precisam estar sempre em desenvolvimento para aprofundar o debate sobre a educação antirracista nos espaços escolares.

O Projeto ZUMBI-DANDARA DOS PALMARES – UFRGS já realizou outros trabalhos na escola. O primeiro a ser gravado foi em parceria com a TV da UFRGS, que inclusive foi utilizado por outras escolas durante a semana da Consciência Negra de 2022. A produção audiovisual foi realizada com foco no trabalho desenvolvido pela professora Jaqueline durante suas aulas de programação de computadores com os estudantes e os jovens do Quilombo Moradas da Paz, que fica na cidade de Triunfo. Os jovens quilombolas assistiam por videochamada às aulas ministradas na escola do Sarandi e também visitaram a escola, onde ministraram oficinas sobre seus conhecimentos científicos de ervas para a turma da Liberato durante o ano de 2021.

A principal motivação desses trabalhos, segundo a professora Jaqueline Franco, “é combater o racismo, tentando erradicá-lo da existência do chão das escolas”, e finaliza sua fala com a citação do professor de Antropologia da USP, Kabengele Munanga: uma das formas de combater o racismo é através da educação!

Acesse a reportagem do JA pelo link: (165) Reportagem RBS Documentário Escola Liberato – YouTube

Sinopse do documentário:

Em Frente (2021) é um documentário que busca explorar narrativas sobre o enfrentamento ao racismo de estudantes, educadores e funcionários negros e negras que compõem a comunidade escolar da Escola Liberato Salzano, localizada no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Dialogamos sobre os atravessamentos do racismo em seus cotidianos e como os processos de fortalecimento da autoestima contribuem para elevar os níveis de cuidado em saúde mental de homens, mulheres e jovens negros. Optamos por absorver experiências de pessoas que ocupam diversas posições na comunidade escolar, visando enfatizar os processos afirmativos de empoderamento coletivo e resiliência na luta antirracista, mediados pelo ambiente da escola.

Este documentário se insere no escopo dos projetos Campaign Against Racism Brazil, Akotirene Kilombo Ciência e Zumbi-Dandara dos Palmares financiados, respectivamente, pela EqualHealth; pelo Museu do Amanhã e British Council; e Itaú Social, com apoio do Instituto Unibanco e Fundação Tide Setubal, numa realização do CEERT e da UNICEF. Os projetos fomentam a educação e a cultura com o objetivo de desmantelar o racismo estrutural, capital e epistêmico através do fortalecimento da educação escolar quilombola e pelo reconhecimento do racismo como um problema grave de saúde pública.

Direção: Jonatan BT

Produção: Mari Gonçalves

Direção de fotografia: Jonatan BT

Montagem e edição: Jonatan BT

*Fonte: Projeto Zumbi-Dandara dos Palmares

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