Nota de solidariedade ao Professor de História do Colégio Anchieta

Vimos através deste, manifestar solidariedade ao professor de História (cujo nome preferimos não divulgar) do Colégio Anchieta, que vem sofrendo ataques, ofensas e intimidação após parte de sua fala em aula ter sido gravada indevidamente e exposta nas redes sociais.

Acreditamos, como garante a Constituição Federal, que a escola é lugar de problematizações, questionamentos, diálogo aberto, democrático, onde ideias diferentes podem ser expostas e contrapostas respeitosamente e, por isso, deve ser defendida como lugar livre de todo e qualquer tipo de censura, respeitados os limites legais. A liberdade de aprender só ocorre a partir da existência da dúvida, do questionamento, do direito a conhecer pontos de vista diferentes acerca das diversas questões sociais, deste e de qualquer tempo histórico, o que só pode ser garantido pela defesa intransigente da liberdade de ensinar.

Ademais, situações de divergência, tensão e conflitos dentro do espaço escolar, o que é comum pela própria natureza do lugar, que é o da diversidade, devem ser resolvidas através do diálogo, internamente, e não expondo estudantes e professores em “páginas de jornais”.

É função do professor e da professora de história problematizar, apresentar contrapontos, historicizar, possibilitar a livre e respeitosa expressão através de diálogos e debates acerca dos processos históricos, inclusive a respeito daqueles que são sensíveis a diferentes comunidades, nacionalidades, crenças e culturas.

Vale lembrar que qualquer forma de registro e publicação de conteúdo produzido por professores sem prévia autorização viola não somente princípios, mas também a lei e por isso a situação deve ser apurada adequadamente e as pessoas envolvidas responsabilizadas pelas instituições e órgãos competentes.

A democracia se faz com o diálogo de ideias diferentes e não com a perseguição a quem pensa diferente.

Coletivo de Professoras e Professores de História da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (CPHIS)

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