Assembleia Geral Extraordinária da ATEMPA – Reformulações Estatutárias e Debates Educacionais Aprimorados

Na noite de ontem, 07/11, ocorreu de forma híbrida, combinando plataformas virtuais e presença física Assembleia Geral Extraordinária e a Plenária da Educação da Associação dos Trabalhadores em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (ATEMPA).

Um dos principais focos da assembleia foi a reformulação do estatuto, cuja atualização e ajustes tornaram-se imperativos. As mudanças propostas envolveram aprimoramentos essenciais, desde a adequação da linguagem, com correções gramaticais e a inclusão de termos que abordam a diversidade de gênero, até ajustes no formato legal, contemplando artigos, incisos e alíneas. Ademais, destacaram-se a inclusão de representantes dos aposentados no Conselho de Representantes (CR), a incorporação dos contratados emergenciais no corpo de associados, modificações nas atribuições da comissão eleitoral, adaptações nas eleições para diretoria – com a inclusão da modalidade online e a exigência de 50%+1 de votos para a eleição, além de ajustes na eleição do CR e na representação dos aposentados, com a mudança do prazo de dois para três anos.

A presença das diretoras da Atempa, Isabel Medeiros, Luciane Pereira – Cuca, Rosele Bruno de Souza, Jaqueline Franco e Roselia Siviero, juntamente com o representante do escritório jurídico Kauer, Villar e Faria – Advogados Associados, Leonardo Kauer, enfatizou o compromisso com essas reformas estatutárias.

A intervenção do escritório jurídico foi solicitada pela direção da Atempa, objetivando a revisão, ajustes e adequações necessárias, as quais ainda não haviam sido implementadas. Isabel Medeiros, diretora da Atempa, guiou a leitura dos pontos propostos para a alteração, seguida por uma revisão conjunta com os participantes, tanto online quanto presenciais. Sugestões e observações foram feitas durante o processo, culminando na votação das alterações, as quais foram aprovadas sem ressalvas.

Após a Assembleia, a atenção voltou-se para a Plenária da Educação, explorando temas como a Data Base para os anos de 2023 e 2024, Inclusão Escolar, Municipalização, Assuntos Gerais e Informes.

Luciane Pereira – Cuca, diretora da Atempa, delineou os tópicos a serem debatidos e passou a palavra para representantes do SIMPA e CORES Educação.

Cindi Sandri, diretora geral do SIMPA, descreveu as ações do sindicato, concentrando-se no debate da data-base 2024 e anunciou um encontro na próxima quinta-feira (9/11), às 19 horas, na sede do SIMPA (R. João Alfredo, 61).

Tzusy Estivalet de Mello, coordenadora do CORES Educação, trouxe informações relevantes sobre demandas em Inclusão Escolar e questões relacionadas à Municipalização.

Esses debates estratégicos e ajustes estatutários marcam um momento crucial na história da Atempa, refletindo seu compromisso contínuo em promover mudanças significativas e avanços na educação e nos direitos dos trabalhadores do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *