Lançamento do calendário Afroativos 2024 ocorre nesta quinta-feira, homenageando Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Nesta quinta-feira (21), às 19h, a Atempa e o Coletivo Afroativos: solte o cabelo, prenda o preconceito, da EMEF Saint’Hilaire, realizarão o lançamento do Calendário Afroativos 2024.

A iniciativa, que será transmitida pelo Facebook da Associação e YouTube do Afroativos e também no YouTube da Associação,, contará com a presença da grande homenageada desta edição: a Professora Doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora emérita da UFSCar, Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP) e relatora do parecer que regulamenta a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino.

O lançamento também terá a participação da educadora Adriana Garcia Nunes, professora de educação infantil na rede municipal de Porto Alegre (RME/Poa). Atualmente, cursa mestrado em Gestão Educacional e realiza pesquisas sobre os Espaços Educativos Afro-Brasileiros e Indígenas (EEABIs) na RME e integra o grupo de Educação Antirracista Canjerê.

Adriana Santos é coordenadora da Assessoria da Educação em Direitos Humanos e da Educação das Relações Étnico-raciais da Smed, também marcará presença no lançamento. Atua no magistério há 30 anos, sendo que há 16 vêm dedicando-se ao trabalho com a temática da Educação das Relações Étnico-raciais. Atualmente, está na gestão do ensino público nas secretarias de municipais de educação de Porto Alegre, Cachoeirinha e Gravataí e é coordenadora de Direito e Promoção de Igualdade Racial da prefeitura da capital.

A atividade terá certificação pela Atempa.

Participem deste momento histórico conosco!

Confira o currículo das convidadas

Adriana Garcia Nunes

Filha de Vera Lucia Garcia Nunes e Luiz Frederico Braz Nunes (em memória).  Negra, mulher e professora da educação infantil na Rede Municipal de Porto Alegre (RME/Poa).  Apaixonada pelo universo das infâncias.

Atualmente, cursa mestrado em Gestão Educacional e realiza pesquisas sobre os Espaços Educativos Afro-Brasileiros e Indígenas (EEABIs) na RME. Além disso, é membro do grupo de Educação Antirracista Canjerê.

A educadora participou da organização pedagógica da 32ª e 33ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre. Em 2023, atuou como assessora referência na implementação dos EEABIs e como coordenadora adjunta da Unidade de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed), além de desempenhar a função de conselheira no Conselho Municipal de Educação da capital.

Em 2024 passou a ocupar o cargo de vice-diretora na EMEI Maria Helena Cavalheiro Gusmão, além de coordenar a Assessoria de Direitos Humanos e Educação para as relações étnico-raciais na Smed.

Adriana Santos

É graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar, possui Especialização em Metodologia do Ensino e Estrutura e Funcionamento do Ensino, é Mestre e Doutoranda em Educação.

Atua no Magistério há 30 anos e há 16 anos vem dedicando-se ao trabalho a temática da Educação das Relações Étnico-raciais, atuando na gestão do ensino público nas Secretarias de Municipais de Educação de Porto Alegre, Cachoeirinha e Gravataí.

Foi assessora pedagógica da Educação e das Relações Étnicas na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e consultora da UNESCO para assuntos de Educação das Relações Étnico-raciais.

Atualmente é coordenadora de Direito e Promoção de Igualdade Racial da prefeitura de Porto Alegre. Durante estes 30 anos de atuação, acompanhou, organizou e ministrou diversas atividades relacionadas com educação, formação de professores, gestão educacional, metodologia do ensino, diversidade, educação das relações étnicas, entre outros. Possui um número considerável de livros e artigos publicados relacionados à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

O quê?  Lançamento do Calendário Afroativos 2024

Quando?  21 de março (quinta-feira)

Onde?  Facebook e YouTube do Afroativos/ YouTube da Atempa

Horário: 19h