Descaso com o (des)conforto térmico nas escolas públicas municipais da capital submete alunos e educadores a calor intenso

Enfrentar os dias de calor intenso que predominam em Porto Alegre tem sido um desafio para educadores(as) e estudantes da rede pública municipal de ensino.

O descaso do governo Sebastião Melo (MDB) é evidente e não pode ser ignorado. Diversas escolas estão com sérios problemas na rede elétrica, sem manutenção há anos, o que impede a instalação de ventiladores e ar-condicionado. E o que é pior, em muitas instituições estes equipamentos estão encaixotados e correm o risco de estragar.

Ao não realizar as manutenções e reformas necessárias nas escolas, a prefeitura submete professores e alunos a temperaturas, em sala de aula, que podem ser comparadas a um forno. Muitos chegam a passar mal devido ao calor.

A gestão de Melo não se cansa de afirmar seu superávit, mas não considera a educação uma prioridade. Pelo contrário, as escolas não contam com o mínimo para oferecer um ambiente que propicie o processo de aprendizagem.

Apesar dos inúmeros processos SEI, solicitando as necessárias reformas, até o momento nenhuma providência foi tomada pelo Executivo municipal.

Se depender do prefeito, o ano letivo seguirá dessa forma, tanto nas altas quanto nas baixas temperaturas.

Não podemos admitir tamanha irresponsabilidade. Chega a ser desumano deixar crianças e adolescentes, além da equipe de docentes, expostos a esta situação.

A Atempa reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade e seguirá atenta a realidade das escolas, denunciando e cobrando ações efetivas da prefeitura.