Rede municipal faz “balbúrdia” em defesa da educação pública no 15M

Inicialmente chamada para demonstrar a insatisfação dos(as) educadores(as) com a Reforma da Previdência, a Greve Nacional da Educação ganhou novos contornos nas últimas semanas. Os ataques de Bolsonaro e do seu novo ministro do MEC, Abraham Weintraub, provocaram reações contrárias em todo o Brasil, principalmente depois de Weintraub anunciar cortes em recursos destinados às universidades federais e afirmar que isso se dá também por serem locais de balbúrdia.

Diante desse cenário, as entidades nacionais da educação convocaram uma ação unificada de luta no dia 15 de maio – 15M. Com isso, a Atempa se une ao CPERS, Sinpro, Andes, UNE, Adufrgs, Assufrgs, APG Ufrgs e Sinasefe IFSul contra o congelamento em investimentos em áreas vitais para a sociedade, inclusive, em relação a essa retirada de 30% de verbas das universidades e da educação básica.

Este momento é importante! Mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Porto Alegre e somar forças neste dia de mobilização se faz fundamental para barrarmos todos os retrocessos promovidos pelos governos neoliberais de Bolsonaro, Leite e Marchezan.


DE QUE FORMA PODEREMOS FAZER ISSO?

Participando das atividades propostas pelo movimento unificado das entidades programadas para este dia 15, e propondo ações construídas nas próprias escolas. Esta participação será decisiva para fortalecer a nossa resistência e denúncia aos ataques e desmandos do poder público aos educadores, educadoras e aos serviços públicos.

Desta forma, sugerimos que as escolas construam propostas de ações locais ou regionais para marcar este dia e também chamamos para as atividades gerais que fazem parte da programação do dia 15 de maio. Todo o material produzido será divulgado nas redes sociais da Atempa.


PLENÁRIA ATEMPA

Para que seja possível organizar nossa participação no 15M, estamos chamando os colegas para uma plenária. Ela ocorrerá na próxima sexta-feira, 10/05, às 18h na sede da Fetrafi/RS, na rua Cel. Fernando Machado, 820 – Centro Histórico.

Contamos com a participação de todos e de todas. Compareçam e tragam suas propostas! Vamos construir juntas e juntos nossa mobilização que precisa sensibilizar toda a sociedade contra os ataques à educação pública e aos trabalhadores e trabalhadoras em educação.