Encaminhamentos da reunião do Conselho de Representantes – CR da ATEMPA

No dia 22/09, sexta-feira, aconteceu a reunião do Conselho de Representantes – CR da ATEMPA, na nova sede da associação. Foram tratados os seguintes assuntos:

Alterações do estatuto da Atempa: troca de endereço de sede, inclusão de dois representantes dos aposentados e aposentadas no CR; abertura para a associação de professores/as contratados/as; para apreciação e votação das alterações, está prevista uma assembleia da Atempa, modalidade híbrida, online e auditório da Associação, para dia 07/11, 18h30.

Renovação do CR, conforme art. 54 do estatuto: as escolas deverão fazer a indicação de seu representante e suplente no CR, reconduzindo o atual ou renovando a representação, encaminhando o registro para a Atempa até 15/10; haverá uma posse dos novos conselheiros no dia 25/10, quando acontecerá a inauguração da nova sede e homenagem às diretorias anteriores, da APMPA e ATEMPA.

Edital de parceirização da SMED para atendimento da inclusão escolar: a Atempa participou de movimentos realizados pelas famílias e pelo Fórum pela Inclusão Escolar; o Secretário de Educação afirmou que vai implementar o edital, o que na avaliação das escolas vai precarizar ainda mais a inclusão escolar e promover formações em desacordo com as demandas das escolas, além de não prever a ampliação das SIRs.

Informe sobre a Conferência Nacional de Educação Extraordinária (CONAEE 2024), convocada pelo Fórum Nacional de Educação, para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A Etapa Municipal está prevista para os dias 27/10, à noite, e 28/10, manhã e tarde.

Houve ainda relatos sobre as ações judiciais referentes ao Piso Salarial Nacional do Magistério e relatos do Simpa.

Após o debate, foram apontados os seguintes encaminhamentos:

  • Intensificar o debate sobre o edital e a entrada das OSCs para atender à inclusão nas escolas.
  • Promover o debate sobre as relações de trabalho, abordando as situações de trabalho digno.
  • Formação para as direções que estão assumindo.
  • Destacar o tema da inclusão como discurso e preocupação da instituição.
  • Fazer uma plenária da educação especial com certificado.
  • Chamar plenária da Atempa ou assembleia do simpa sobre plano de saúde.
  • Reunião sobre municipalização com Simpa, Atempa e CORES Educação.
  • Fomentar o espaço associativo (sede campestre) ou fazer atividades culturais.
  • O próximo CR está agendado para 21/11, terça-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *