Atempa realiza Plenária da Educação nesta segunda

A plenária da Educação, realizada pela Associação dos Trabalhadores em Educação Municipal de Porto Alegre(Atempa), nesta manhã, iniciou com a fala da diretora da Atempa Vládia Paz, saudando a todas e todos que resistem por uma educação pública de qualidade, há 19 dias, em greve, lembrando que a luta começou no ano passado, com a defesa do 13° salário. Depois de fazer uma retrospectiva sobre as pautas defendidas desde então, como a luta contra a nova rotina escolar imposta por Marchezan, pela permanência da EJA, contra o assédio da Smed, ela ressaltou também o repúdio à violência da Romu, contra os/as municipários/as, na última sexta, quando os agentes usaram cassetetes e gás para conter manifestação, em frente à Secretaria Municipal de Educação (SMA).

Na mesa da atividade, estava uma colcha construída com recados das escolas da rede, feita coletivamente no dia 16/10, na Câmara de Vereadores, durante atividade cultural de mostra de filmes produzidos pela rede. A diretora da Atempa Fabiane e o advogado Leonardo Kauer auxiliaram com esclarecimentos sobre o ponto e o calendário escolar. Neste momento, foram abordadas questões jurídicas, bem como foram respondidos os questionamentos que surgiram entre os/as presentes. Das setenta e sete escolas que participaram do evento, quarenta e nove deram relatos sobre a greve e sugeriram próximas ações, contrariando a afirmação de Marchezan, que afirmou que as escolas estão saindo da greve

O acompanhamento da representação contra à Romu, feita pelo Simpa, assim como do prosseguimento às denúncias, referentes ao caso, já encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos da AL e Câmara de Vereadores, intensificar a pressão na Câmara, expectativa de abrir efetivo diálogo com a prefeitura, através da reunião do Simpa com Marchezan, às 16h, no Paço Municipal, estiveram entre os encaminhamentos. Já outras propostas, que surgiram hoje, serão apresentadas amanhã, na Assembleia Geral dos Municipários/as.

Estiveram presentes a deputada estadual Mária do Rosário, as vereadoras Sofia Cavedom e Fernanda Melchiona, o deputado federal Henrique Fontana e representação do gabinete da deputada estadual Manuela D,Àvila.