Atempa convida educadores para somarem-se a Mobilização Nacional #DitaduraNuncaMais, que ocorre neste sábado

Neste sábado (23), a Atempa, a Central Única dos Trabalhadores, as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e as centrais sindicais irão às ruas do país, defender a democracia. A concentração será às 15h no Largo Glênio Peres, seguida de caminhada até usina do Gasômetro.

A manifestação visa o fortalecimento da democracia para barrar as ações da extrema direita, como a que ocorreu no dia oito de janeiro de 2023, quando defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), destruíram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, e pediam intervenção militar por não aceitar o resultado das urnas.

Importante ressaltar que as ditaduras, em especial a Ditadura Militar no Brasil, imposta brutalmente em 1964, têm como principal foco coibir a democracia e os direitos humanos,  entre eles, o direito dos trabalhadores(as). 

A extrema direita, aliada ao neoliberalismo, age com o falso argumento das “pautas morais”, enquanto, na verdade atentaram contra o direito à vida, sonegando vacinas, entre outros absurdos, e promoveram um enorme retrocesso na educação, através do novo ensino médio e medidas como o ataque à liberdade de cátedra e a precarização do trabalho em todos os níveis. 

“Lutar pela democracia é lutar pelos nossos direitos e pelo controle social dos governos,  que devem estar a serviço da melhoria das condições de vida da população. Marchezan,  sobrenome ligado ao apoio à Ditadura de 1964, e Melo, prefeito bolsonarista, atacaram e atacam os nossos direitos,  salários e carreiras,  bem como a liberdade de ensinar e aprender”, destaca a diretora Isabel Medeiros.

 A Atempa convida trabalhadoras e trabalhadores em educação a se somarem ao ato.

Ditadura nunca mais!