Fotografia: Lawrin Ritter/ATEMPA

Aprovados em assembleia municipária a data-base, exigência de reposição salarial e melhores condições de trabalho

Na noite da última quarta-feira, dia 03/05, aconteceu a Assembleia Geral das servidoras e servidores municipais no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. Na ocasião, foram aprovadas propostas e reivindicações que compõem a data-base 2023, que inclui a reposição dos 29,46% das perdas salariais acumuladas desde 2016.

A Atempa, representada pelas diretoras Luciane Pereira, Camila Reis e Roselia Siviero, manifestou críticas às políticas da Administração Municipal, que vêm prejudicando a cidade e os servidores. A precarização e desmantelamento dos serviços públicos, como a falta de investimentos, melhores condições de trabalho, realização de concursos e não nomeação de novos concursados, têm aberto caminho para as privatizações. Além disso, o processo de terceirização do prefeito Sebastião Melo tem comprometido a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Na área da educação, por exemplo, faltam profissionais em todas as áreas, e há inúmeras escolas em situação precária, com problemas de manutenção e infraestrutura, além de falta de recursos humanos e segurança nas escolas de carreira.

A pauta com as reivindicações foi entregue nesta quinta-feira, dia 04/05, ao chefe de Gabinete do Prefeito, André Flores Corone, que se comprometeu a dar ciência ao prefeito e retomar a mesa de negociação.

Entre as reivindicações da categoria, estão a luta pela reposição integral das perdas salariais correspondentes a 29,46% (IPCA/IBGE até abril de 2023), o reajuste do vale-alimentação para R$34,00, o pagamento das progressões 2012/2014, a melhoria do plano de saúde, a equiparação do vencimento básico dos padrões iniciais ao salário mínimo nacional, a realização de concursos públicos e a nomeação dos aprovados.

A Atempa informou que a categoria está se preparando para uma série de manifestações com o objetivo de pressionar o governo e alertar a população sobre o desmonte dos serviços e o sucateamento de órgãos e autarquias públicas.

Fonte: Atempa e SIMPA/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *