As direções da Atempa e do Sindicato dos Muncipários de Porto Alegre (Simpa), levaram doações à EMEF Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (3). A instituição, atende a estudantes em situação de vulnerabilidade social e, de forma voluntária, abriu as portas para abrigá-los.
A atitude das entidades evidencia a força e a importância da rede pública municipal de ensino para Porto Alegre, pois é nas escolas que as comunidades mais desassistidas encontram apoio e acolhimento. A mesma postura não é vista por parte do governo Sebastião Melo (MDB), que segue ignorando os inúmeros problemas estruturais das instituições, que colocam em risco educadores(as), estudantes e comunidade escolar.
“Nossa rede tem um valor monumental nas nossas escolas, nas nossas periferias. É sim nas nossas escolas que as comunidades mais desassistidas, mais necessitadas, encontram o apoio que precisam”, ressaltou a diretora Roselia Siviero.
“Trouxemos a solidariedade dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e dos municipários à essa população que tanto necessita da mão do Estado e que não recebe as condições dignas necessárias para sua sobrevivência”, expôs a diretora Luciane Congo.
A Atempa salienta que as tragédias provocadas pelas enchentes que atingem todo o estado, não ocorrem apenas por efeitos climáticos, mas por falta de políticas públicas que possam proteger e preservar a população gaúcha.
Para seguir auxiliando a comunidade, a escola precisa da doação de roupas masculinas, calçados, meia e produtos de limpeza, que podem ser entregues diretamente na escola, localizada na Rua Washington, 203, Centro Histórico.