Para garantir serviços públicos à população, municipários deliberam por adiar o dia de greve

Em Assembleia Geral Extraordinária on-line, realizada de forma emergencial no final da tarde de sábado (4), a categoria municipária de Porto Alegre deliberou pelo adiamento do dia de greve, que estava convocado para esta terça-feira (7). A nova data do dia de greve ficou definida para 22 de maio, da zero hora até às 24h.

O motivo do adiamento é a situação de calamidade pública devido à maior enchente da história do Estado e da capital. Nos relatos dos setores de trabalho durante a assembleia geral, em especial das trabalhadoras e trabalhadores da Assistência Social, Dmae e Saúde, foi denunciado o quanto a falta de planejamento e a precarização da gestão Melo amplia a situação dramática que a população de Porto Alegre vive nesta calamidade.

Outras deliberações de luta
– Dia 7 de Solidariedade – mobilização como Ação Solidária
– Segunda e terça-feira (06 e 07/05) com equipes de solidariedade do Simpa e municipários(as);
– Arrecadação de alimentos na sede do Simpa;
– Campanha de doação de sangue;
– Arrecadação para compra de colchões – PIX Solidário 90856709000186 – Chave CNPJ;
– Contemplar os colegas municipários que perderam suas casas e pertences nas ações solidárias;

Greve justa
Além da luta pela reposição das perdas da inflação nos salários e no vale-alimentação, o dia de greve é para que o prefeito efetive as pautas que acordou ainda na data-base do ano passado e que até agora não cumpriu, como a resolução dos problemas no plano de saúde, o pagamento das progressões, o projeto de lei da parcela autônoma e pautas específicas

Mobilização
A agenda do dia de greve está mantida, tendo início com mobilizações nos locais de trabalho e nova Assembleia Geral à tarde, às 15h.

Cozinha solidária
A sede do Simpa já foi disponibilizada, na tarde do último sábado (4), para confecção de marmitas solidárias que serão distribuídas aos desabrigados da enchente em Porto Alegre.