Simpa pressiona para ser recebido pelo governo Melo

Após manifestação em frente ao Centro Administrativo Municipal (CAM), na tarde de terça-feira (26), a diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) foi recebida pelo chefe de gabinete do prefeito, André Coronel, e pelo secretário adjunto da Administração e Patrimônio (SMAP), Richard dos Santos Dias.

Na ocasião, o sindicato cobrou, mais uma vez, uma resposta em relação à Data-Base 2024, documento que foi entregue ao governo no dia 18 de dezembro e segue sem resposta.

Durante a reunião, os diretores afirmaram que o silêncio do prefeito Sebastião Melo (MDB) é uma demonstração de desrespeito às trabalhadoras e aos trabalhadores. Os representantes do governo, Coronel e Santos, se comprometeram a responder sobre o pedido de agenda com o prefeito que, conforme ele próprio afirmou durante atividade no Brique da Redenção, no domingo (24), seria em dez dias.

Uma das considerações apontadas pelo Simpa é de que as reuniões realizadas com representantes do prefeito não tiveram efetividade, pois alegam que quem decide é Melo. Dirigentes da entidade também criticaram a inércia da atual gestão da prefeitura frente às reivindicações da categoria. Em todas as reuniões, a argumentação apresentada foi a de que estavam em estudo em função de análises internas ou devido aos apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Outro ponto destacado foi o de que o governo Melo não vem cumprindo itens da Data-Base 2023, rompendo com acordo firmado desde o ano passado, além de não indicar o pagamento de reposição dos salários que deve à categoria municipária, suspender a nomeação de novos servidores concursados, cancelar horas extras, FGs e deixar dúvidas quanto à renovação de RCT.

A direção da Atempa tem participado das mobilizações realizadas pelo Simpa e convocado a categoria a fortalecer a luta pela Data-Base.

O Simpa enfatiza a importância da mobilização e da participação de todas e todos nas agendas de luta da categoria. A presença massiva para acompanhar a agenda com o prefeito será determinante para as nossas conquistas.


#DataBase2024