A Atempa presta sua solidariedade ao professor, Alan Alves Brito, alvo de comentários racistas, de extrema violência, após entrevista concedida à GZH, no último dia 5, na qual abordou temas como como ciência, os desafios da física, fake news e racismo.
O educador é professor no Instituto de Física da UFRGS, desempenha também a importante função de coordenador do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade. Brito também atua como coordenador do NEABI – Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas da UFRGS.
Manifestamos nosso total repúdio a toda e qualquer forma de racismo. A discriminação racial perpetua desigualdades, precisamos intensificar esforços para construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.
Uma das principais formas de luta contra a discriminação racial é a educação. Por isso, precisamos estar atentos e promover, cada vez mais, ações que possam combater estereótipos que estigmatizam indivíduos por causa da sua cor de pele.
Todos contra o racismo!