Greve de um dia da categoria municipária da capital é aprovada em Assembleia Geral do Simpa

Em Assembleia Geral, convocada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), na noite dessa quinta-feira (25/4), as servidoras e servidores da prefeitura deliberaram pela realização de um dia de greve, que será no dia sete de maio. Também foi aprovada uma contraproposta para ser apresentada ao governo municipal. O prazo estabelecido para deflagração do dia de greve segue as exigências legais.

Desde do dia 18 de dezembro do ano passado, quando foi entregue ao prefeito, Sebastião Melo, a pauta de reivindicações da data-base 2024, a direção do Simpa busca uma negociação efetiva com o governo. A luta é para que o prefeito, Sebastião Melo, avance na negociação e concretize o que já se comprometeu a fazer desde 2023, como o pagamento das progressões, plano de saúde e projeto de lei da parcela autônoma dos padrões com básico abaixo do salário mínimo nacional, além das pautas específicas.

GREVE DIA 07 DE MAIO:
7h às 9h – Atividades descentralizada
8h – Ato no HMIPV e caminhada até o Paço Municipal
9h – Ato Público no Paço Municipal
11h – Caminhada até o Centro Administrativo Municipal (R. João Manoel, 157)
12h – Almoço Coletivo
No final das atividades, em horário a definir, será realizada nova Assembleia Geral, no Centro de Eventos Barros Cassal (R. Barros Cassal, 220).

CONTRATPROPOSTA APROVADA:
1) Reposição da inflação nos vencimentos: reposição da inflação devida de 2023 (4,62%), mais a inflação de 2024 até o mês de abril, em parcela única, no próximo contracheque. A soma do ano de 2023 até março de 2024 é de 6,10% + o índice de abril.

2) Vale-alimentação: complementação do valor já oferecido no vale-alimentação até equivaler a R$ 37,20 reais, considerando o valor médio da refeição em Porto Alegre, segundo o DIEESE.

3) Progressões: conclusão da progressão 2014-2016 em maio, com início do pagamento, e abertura imediata da progressão do biênio seguinte 2016-2018.

4) Parcela autônoma: imediato encaminhamento à Câmara de Vereadores do Projeto de Lei da Parcela Autônoma, cujo compromisso assumido ainda não foi efetuado.

5) Plano de saúde: divulgação imediata do calendário da nova licitação do plano de saúde, considerando que a licitação anterior foi cancelada.

6) Pautas específicas: abertura imediata de mesa de negociação por secretarias, autarquias e fundações municipais para tratar das pautas específicas da data-base de cada área.

OUTRAS DELIBERAÇÕES:
>> Apoio à 1ª Conferência Internacional Antifascista, que será realizada em Porto Alegre nos dias 17, 18 e 19 de maio;
>> Apoio às greves das servidoras e servidores federais e do Estado de Santa Catari