Combater a ausência de letramento racial e de educação antirracista, foi tema de reunião de coletivos e professoras/es da temática ERER.

Fotografia: Lawrin Ritter

➡️ Reuniram-se, nesta segunda-feira, 28, na sede da Atempa, os Coletivos e Professoras/es que trabalham com a temática de ERER na Rede Municipal. 

O encontro realizado na última segunda-feira (28), foi um momento marcado por relatos de experiências e apresentações de demandas. O intuito das ações da ATEMPA, conjunta à professoras/es e coletivos é que questões vividas nas escolas sejam debatidas, para assim estarem, efetivamente, nos currículos escolares, e que se possa combater as ausências de letramento racial e da educação antirracista.

Na ocasião, esteve presente o representante do Conselho Municipal de Educação (CME), Glauco Marcelo Dias, que apresentou pontos da Resolução n⁰ 24 do CME, que fixam as diretrizes curriculares para a ERER e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana, Quilombola e Indígena no Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre

Durante a reunião foram tirados encaminhamentos. Entre estes, a necessidade de reunião da ATEMPA com a Secretária da Educação, para fins de implantação das horas de supervisão/coordenação/articulação de ERER. Também foi proposto que, com o apoio da Atempa, seja realizada uma Live para socialização da Resolução n⁰ 24 do do CME e, assim, poder haver articulação, troca de experiência e mobilização permanente deste coletivo. Também foi reivindicado manter o espaço de reunião de articuladores e coletivos com a ATEMPA, e a criação de um grupo de comunicação direta dos articuladores com a Associação.

Ainda, no encontro, foi apontada a necessidade de haver, em cada escola, horas específicas para supervisão de ERER, além dos trabalhos exercidos pelos docentes que estejam em coletivos. Também se destacou a importância de haver a destinação de recursos financeiros para a realização das ações.

Fotografia: Lawrin Ritter

🏫 Estiveram presentes na reunião representantes das escolas Ana Íris do Amaral, Moradas da Hípica, Monte Cristo,  Alberto Pasqualini, Morro da Cruz,  Saint Hilaire,  CMET Paulo Freire, Aramy Silva, Gabriel Obino, Rincão, Gilberto Jorge, Afonso Guerreiro Lima e Dom Luiz de Nadal, além do representante do Conselho Municipal de Educação (CME), Glauco Marcelo Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *