Audiência pública sobre o Piso do Magistério reafirma a luta pela educação pública de qualidade.

No último dia 28, a diretora da Atempa, Roselia Siviero, e a diretora do Simpa, Cindi Sandri, participaram da 3ª Audiência Pública sobre o Reajuste do Piso Salarial para a Educação no RS, realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Deporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. A atividade ocorreu de forma híbrida (online e presencial) e reuniu dirigentes de sindicatos e entidades que representam professores no RS. Todas as manifestações realizadas reforçaram a importância da luta pela valorização da categoria da educação e denunciaram o desrespeito, por parte do governador e dos prefeitos, à Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério (PSNM).

Na ocasião, foram feitas denúncias quanto às ações dos prefeitos de diversas cidades do RS, que estão tentando burlar e descaracterizar o pagamento do Piso. Sendo notório o intento de sucateamento do ensino público e o ataque ao estado de direito que esses representantes estão fazendo.

A Diretora de Assuntos Sindicais da Atempa, Roselia Siviero, afirmou que o governo de Porto Alegre dificulta o diálogo com a categoria: “A Secretaria Municipal de Educação não recebe as representações do Sindicato e Associação para discutir o Piso e as demais questões de condições de trabalho, como a inclusão e a falta de RH nas escolas”.

A audiência pública evidenciou que o desmonte na educação, infelizmente, é uma realidade em todo o Rio Grande do Sul, tanto do ponto de vista estrutural e da qualidade do ensino quanto em relação à valorização dos profissionais.

Como encaminhamento, a presidente da Comissão, Sofia Cavedon, anunciou a elaboração de documento que será encaminhado aos municípios, Famurs, Seduc e governo do Estado, solicitando a aplicação do piso nacional e que essas autoridades recebam o Cpers e os sindicatos municipais de professores para debater o tema.

A Atempa e o Simpa vão seguir pressionando o governo Melo para tratar das questões ligadas à educação.

Foto Celso Bender
Foto Celso Bender
Foto Celso Bender