Na última sexta-feira, 12/05, as diretoras da Atempa Jaqueline Franco e Luciane Pereira – Cuca, representaram a associação na atividade de rua chamada pelo Simpa, para alertar a população sobre o desmantelamento e precarização dos serviços públicos da Prefeitura de Porto Alegre, na Lomba do Pinheiro.
A atividade faz parte das mobilizações da data-base 2023, aprovadas assembleia geral, no dia 3 de maio. O objetivo é chamar a atenção sobre as políticas do prefeito Sebastião Melo e suas consequências no dia-a-dia dos moradores da capital gaúcha.
O SIMPA tem promovido diversas manifestações denunciando o processo de precarização do serviço público, através da falta de servidores e da ausência de condições de trabalho adequadas.
A atividade contou com representantes da diretoria da Atempa, Jaqueline Franco e Luciane Pereira – Cuca; diretor do Simpa, Jailson Bueno Prodes; liderança do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e professora do município, Tavama Santos; Leandro Jesus Basegio, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire.
PERDAS SALARIAIS, PRECARIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO
Além de reivindicarem reposição dos 29,46% relativos às perdas salariais acumuladas desde 2016, os(as) municipários(as) denunciam que a falta de investimentos, de concursos públicos que contemplem a real necessidade dos serviços, nomeação imediata dos já aprovados fazem parte da precarização do trabalho e do desmantelamento dos serviços públicos, abrindo caminho para as privatizações.
Os municipários e municipárias criticaram as políticas da Administração Municipal que vêm causando inúmeros prejuízos à cidade e ao seu serviço público. Além de inúmeras escolas municipais em situação precária e com problemas de manutenção e de infraestrutura, a maioria das unidades básicas de saúde já foram terceirizadas, piorando a qualidade do atendimento. Durante a atividade desta sexta-feira, a categoria denunciou mais uma vez o governo Melo e o projeto de concessão/privatização do DMAE.
As diretorias da ATEMPA e do SIMPA já apresentaram a pauta de reivindicações da data-base 2023 à atual gestão municipal e terão a primeira reunião com o governo Melo nesta próxima terça-feira, 16/5, às 10h.
Ainda no dia 16/05, a partir das 19h, haverá assembleia geral da categoria dos municipários, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.
Fonte: Simpa