A intensa chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) já registra 21 mortes, até às 11h de hoje. Cidades inteiras estão ilhadas e inúmeras pessoas seguem isoladas em casa, aguardando resgate por helicópteros. Pelo menos 21 pessoas estão desaparecidas no Estado e 8,3 mil estão fora de casa.
Para auxiliar às vítimas da enchente, diversas ações estão sendo realizadas nos municípios.
Em Porto Alegre, mesmo com a suspensão das aulas decretada pelo governo do estado, professores(as) da EMEF Porto Alegre, que atende pessoas em situação de rua, de forma voluntária, abriram a escola nesta quinta-feira (2) para acolher os estudantes.
Para poder auxiliar os alunos, os educadores pedem doações de cobertas, agasalhos preferencialmente masculinos, roupa íntima masculina e feminina, calçados, alimentos, copos e pratos descartáveis e/ou reutilizáveis, pode entregar diretamente na escola, localizada na Rua Washington Luiz, 203, Centro Histórico, próximo à Orla do Gasômetro.
“O que estiver ao alcance para diminuir frio, umidade e dar energia física, além de dignidade humana, é bem-vindo”, ressalta o professor Marcelo Stoduto.
As doações também podem ser feitas por pix para (51) 9994-62769.
Confira outros pontos de doação:
– Central de doações da Defesa Civil em Porto Alegre (Avenida Borges de Medeiros, 1.501);
– Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n – Porto Alegre);
– Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros;
– Prefeituras dos municípios do Estado;
– Agências do Banrisul;
– Pontos de doação da campanha do agasalho.
ATENÇÃO:
Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.