Simpa pressiona governo Melo para auxiliar municipários atingidos pela enchente e questiona a suspensão das negociações da Data-Base

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) encaminhou dois ofícios ao prefeito Sebastião Melo (MDB), na manhã desta terça-feira (14). O primeiro documento (nº 030/2024) solicita à prefeitura a inclusão do Banrisul, Banco do Brasil e demais bancos conveniados, na imediata suspensão dos descontos dos empréstimos consignados realizados pelos servidores pelo prazo mínimo de 180 dias. A reivindicação segue o mesmo modelo do ofício 029/2024, enviado no dia oito de maio ao governo Melo, citando inicialmente a Caixa Econômica Federal.

Já o segundo ofício solicita a antecipação imediata e integral do 13° salário, ressaltando que se trata de um gesto de reconhecimento do valor e importância do trabalho do funcionalismo público municipal para com a cidade. “Isto será de grande significância para o conjunto dos servidores que nesta situação de calamidade pública, dedicam o seu empenho em garantir o melhor do serviço público em todas as áreas para a população de Porto Alegre”, aponta o documento, fazendo referência à situação calamitosa que se abateu sobre o estado e o município, ressaltando ainda o fato dos municipários e de seus familiares também terem sido atingidos.

O Simpa acredita que as reivindicações da categoria municipária serão atendidas imediatamente, assim como ocorreu em relação às medidas do governo do estado.

O ofício encaminhado pelo Simpa também faz um questionamento em relação ao documento nº 28637699/2024, enviado pelo governo municipal no dia dez de maio, comunicando a suspensão das negociações referentes a Data-Base 2024. Para a diretoria do Simpa, o documento deixa dúvidas se diz respeito à contraproposta encaminhada pelo sindicato ou à proposta apresentada inicialmente pela atual gestão da prefeitura.

O Simpa quer saber se a suspensão inclui o pagamento parcelado em três vezes do IPCA de 4,62% referente a inflação de 2023, o pagamento das progressões de 2014/2016 no mês de julho, com o valor retroativo parcelado em 70 vezes, o envio a Câmara Municipal do PL que equipara o vencimento básico ao salário-mínimo (parcela autônoma) retroativa a janeiro de 2024, a licitação do novo plano de saúde e o encaminhamento das progressões do biênio 2016/2018.

O sindicato está pressionando o governo Melo para que responda o mais rápido possível os ofícios que tratam de assuntos de extrema urgência para a categoria municipária.

LEIA ABAIXO OS OFÍCIOS:

Ofício 030 2024 SIMPA 240514 165105

Ofício 031 2024 SIMPA 240514 165052