Na noite da última quinta-feira, dia 18/01, o conselho de representantes da Atempa se reuniu no auditório do Simpa para debater a reorganização do calendário e reforçar ações que deverão ser tomadas diante de novos ataques da prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação (SMED).
A primeira orientação é de que as escolas não enviem o calendário 2019 no dia 21/01. É preciso discuti-lo com toda a Comunidade Escolar e, se for o caso, propor adequações.
Outra pauta do encontro foi as “visitas” intimidatórias nas escolas que a SMED tem feito durante as últimas semanas. Diante disso, foi recomendado que os professores tomem alguns cuidados. O primeiro é que não se aglutine turmas além do limite estabelecido pelas normativas do CME/PoA. Além disso, registrar, por meio de documentação na rotina e manter o registros de conteúdos e frequência em dia. Qualquer reorganização interna da escola deve ter o aval do Conselho Escolar registrado em ata.
É preciso ter máximo cuidado nas questões formais e em documentos e também à preservação de vida funcional de cada docente. No entanto, às principais recomendações são: não se cale! Denuncie! O assédio é uma característica marcante deste governo.
A direção da Atempa fará visitas às escolas e acompanhará de perto toda a situação adversa que a SMED tem causado aos professores e às direções.
Por fim, saudamos a Gestão Democrática! A liminar da Atempa está valendo. Ela é uma vitória dos trabalhadores e trabalhadoras, da comunidade escolar e da educação pública.
E, claro, ninguém solta a mão, pela educação!