Projeto de estudantes da EMEF Saint Hilaire vence prêmio nacional Escolas Sustentáveis

O projeto “Em busca dos Jardins”, de alunas da EMEF Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, foi vencedor da etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis, realizado na última terça-feira (3). A iniciativa promove ações de combate à violência de gênero, autocuidado e saúde mental através da leitura e de outras atividades. O tema foi uma sugestão de estudantes de 8 a 18 anos.

As ações do Coletivo envolvem a realização de contações de histórias, utilizando a literatura indígena, negra e afetiva, com intenção de combater as violências de gênero. O projeto trabalha a escola como uma referência no território e incentiva o empoderamento das meninas que se tornam lideranças locais, tanto na escola como na comunidade, promovendo a educação para a cidadania e mostrando a importância do envolvimento dos estudantes e da comunidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A professora da rede municipal Maria Gabriela Souza foi a coordenadora da proposta.

Iniciativas como essa reforçam o que a Atempa e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), sempre defenderam, a escola como um espaço de construção cidadã, com políticas públicas transversais, que permitam o diálogo e o acolhimento de estudantes e a valorização dos servidores. A escola pública é uma potência, com professores e estudantes capazes de contribuir com a transformação social dos territórios. Infelizmente, essa não é a realidade de Porto Alegre, porque o governo Melo não valoriza os servidores, não investe na educação e projetos como esse se tornam pontuais, por dedicação pessoal de professora e alunas. O Simpa segue na luta para mudar essa realidade.

O prêmio é organizado pela empresa Santillana e sua fundação, em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Os projetos vencedores no Brasil, México e Colômbia participarão da etapa internacional da premiação que acontecerá em Bogotá, na Colômbia, no mês de outubro.

Durante a reinauguração do Simpa, na próxima sexta-feira (13/09), o projeto vai se apresentar.