PL 020/19 ATACA A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Marchezan e Adriano Naves estão dizendo que um dos pilares do PL 020/19 é o compromisso com a aprendizagem, sendo uma das alterações a necessidade do Diretor apresentar melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ora, nós lutamos diariamente para a melhoria da educação básica pública e gratuita. Não aceitaremos uma política que responsabiliza e pune servidoras e servidores enquanto são Diretoras/es de escolas, isentando a SMED da responsabilidade das metas impostas. Tampouco aceitaremos ser avaliados exclusivamente por um índice que considera apenas Português e Matemática, quando na realidade da escola há uma infinidade de conhecimentos.

▶ Teu mandato também poderá ser abreviado por resultados insatisfatórios, Adriano?

Marchezan e Adriano Naves querem dificultar o acesso à candidatura de servidoras/es ao cargo de Direção. Atualmente são necessários 2 anos de serviço público estável e 6 meses no local de trabalho. Querem nos impor 9 anos de trabalho, 18 meses no mesmo local, como critério para se candidatar, reduzindo o número de possíveis candidatas/os e abrindo a prerrogativa para indicação/intervenção da SMED.

▶ Adriano e Marchezan não conhecem a realidade da educação pública municipal, mas nós temos que ter anos de trabalho e experiência? Vem conhecer as escolas!

Marchezan e Adriano alteram a proporção dos votos da Eleição de Diretores, antes 50% para cada dupla de segmentos (pais e alunos/ professoras e funcionárias), agora 70% pais e alunos e 30% trabalhadoras da Educação. O governo diz que seu objetivo é aumentar a participação dos pais.

Essas demagogias não nos convencem! O governo desconsidera as famílias quando impõe a nova rotina escolar sem debate, quando reduz os custos na merenda escolar, não investe na agricultura familiar, deixa estudantes sem professores, sem monitores, sem atendimento educacional especializado, sem transporte escolar, sem condições de estudo de qualidade!

▶ Quer parecer democrático, mas seu governo é marcado pela intransigência e falta de diálogo. Vem conhecer a Rede, Adriano!

Marchezan e Adriano querem cobrar números e qualidade de ensino dos diretores e professores, mas para atingir qualquer meta ou índice, precisamos de professores, estagiários e monitores nas escolas, laboratórios que funcionem, bibliotecas atualizadas, SOE, SOP completos, SIR funcionando. 

▶ Mais qualidade e condições de trabalho. Vem conhecer a Rede, Adriano!