No último dia 10 de março, o Conselho de representantes da ATEMPA se reuniu para tratar sobre a pauta do novo Piso Salarial Nacional do Magistério e da Data base de 2023.
Na ocasião, a assessora e economista do DIEESE, Anelise Manganelli, apresentou dados sobre o piso salarial nacional do magistério e diante do apresentado, foram sugeridos os seguintes encaminhamentos, dentre outros:
- Compartilhar a apresentação do DIEESE nas escolas, para informar e mobilizar os colegas;
- Denunciar a defasagem salarial, em relação ao piso nacional, ocorrido no período de 2013 a 2023;
- Lutar pela valorização das monitoras e monitores, contemplando-os com os mesmos percentuais de reajuste indicados na Lei do piso;
- Cobrar o 1/3 de planejamento para todos os professores e professoras das escolas infantis;
- Participar da mobilização dos sindicatos e associações da região metropolitana, pela aplicação da lei;
- Elaboração, pelo DIEESE, de estudos relacionados ao tema.
Sobre a data-base, o diretor do Simpa, o colega Assis Olegário, fez uma breve introdução sobre a conjuntura. Trouxe informações sobre as perdas em relação à inflação que alcançam em torno de 28%.
Os representantes enfatizaram ainda, a falta de recursos humanos e o envio de grande número de materiais pedagógicos não solicitados, em detrimento das reais necessidades.
Os maiores problemas das escolas, devem ser registrados na pauta específica, como a reivindicação da gestão democrática nas escolas e na rede de ensino, com transparência e atendimento das reais necessidades das unidades de ensino.
A direção da ATEMPA se colocou à disposição para contribuir nas discussões das escolas, mobilizando para essas pautas fundamentais.