Paulo Freire: 103 anos de um legado transformador na educação pública

Neste 19 de setembro, comemoramos os 103 anos de Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros e um dos mais influentes pensadores da pedagogia crítica mundial. Nascido em 1921, no Recife, Freire se destacou por sua visão inovadora da educação como um ato político, consciente e transformador. Ele nos ensinou que o processo de aprendizagem deve ir além da mera transmissão de conteúdos; deve ser uma prática que emancipa, que incentiva a reflexão crítica sobre a realidade e que promove uma transformação social. Seu legado permanece vivo, inspirando educadores, estudantes e movimentos sociais que lutam por uma educação emancipadora.

O legado de Paulo Freire está intrinsecamente ligado à luta pela democratização da educação e pela formação de uma sociedade mais justa. Ele acreditava que a educação deveria ser um instrumento de libertação, capacitando os indivíduos a compreenderem suas condições de vida e se posicionarem de forma ativa e transformadora diante dos desafios sociais. Seu método de alfabetização, focado na conscientização dos educandos sobre sua realidade social, econômica e política, foi aplicado com sucesso em várias regiões do Brasil e do mundo.

A pedagogia freiriana é um exemplo de resistência e luta pelos direitos dos educadores e educadoras, pela valorização da escola pública e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Freire nos ensinou que educar é um ato político, e cabe a nós, educadores, seguir na construção de uma educação pública de qualidade, que respeite a diversidade, promova o diálogo e desperte a consciência crítica de nossos alunos.

Paulo Freire é um exemplo perene de luta e resistência. Seu legado nos lembra que educar é um ato de coragem e esperança, um compromisso com a transformação do mundo. Que seu pensamento crítico e sua pedagogia libertadora continuem a guiar nossa prática cotidiana, inspirando-nos a formar não apenas alunos, mas cidadãos capazes de construir uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.