O historiador e Mestre em Educação, Professor e Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Marco Mello é responsável pela pesquisa apresentada no artigo “O Associativismo dos Trabalhadores em Educação e suas lutas em torno da Educação de Jovens e Adultos”
No texto é destacado o papel da ATEMPA (Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre) em relação às políticas educacionais e curriculares da Educação de Jovens e Adultos junto à Secretaria Municipal de Educação no período 2005-2018. Conclui-se afirmando o papel estratégico da Associação dos Trabalhadores, na manutenção da oferta da modalidade.
Ao mesmo tempo são identificadas novas ameaças de desmonte da EJA e o agravamento do cenário sob uma hegemonia conservadora multiescalar, por efeito de um projeto de precarização e mercantilização da educação pública e de ataque à autonomia docente, o que coloca em risco os marcos legais e os avanços políticos-pedagógicos e programáticos construídos ao longo das duas últimas décadas em relação à modalidade.
CLIQUE PARA VER O ARTIGO COMPLETO: