Na noite da última segunda-feira, 29/07, a Atempa realizou a reunião do Conselho de Representantes (CR) e Assembleia no auditório do Simpa. O encontro serviu para a gestão da entidade no período de 2016/2019 prestar contas das atividades durante os três anos e para dar posse ao novo grupo de diretores, que irá gerir a Associação no triênio 2019/2022.
Depois de aprovada pela maioria as contas apresentadas, as diretoras da antiga gestão, Fabiane Pavani, Sinthia Mayer e Márcia Loguércio, leram a ata de posse, deram boa sorte aos novos colegas de luta e passaram a palavra para a nova diretora geral, Zezeh Maria José da Silva. Zezeh apresentou a equipe diretiva que é composta assim:
Direção Geral:
Zezeh Maria José da Silva – Funcionária Aposentada
Ezequiel Viapiana – Prof EMEF Lidovino Fanton
Marcus Vianna – Prof EMEF Martim Aranha
Diretora de Finanças:
Carolina Hugo – Prof EMEF Larry José Ribeiro Alves
Diretora de Assuntos Sindicais:
Luciana Vivian – Prof EMEF Chapéu do Sol
Diretora de Imprensa e Divulgação:
Vanessa Pedroso – Prof EMEF Saint Hilaire
Diretora de Assuntos Educacionais:
Adriana Killes (Drika) – Prof EMEI Mª Marques Fernandes / EMEF São Pedro
Diretor de Saúde e Condições de Trabalho:
Ivan Santos – Funcionário Manutenção
Diretora de Administração e Organização:
Simone de Lima Amaral – Prof EMEEF Elyseu Paglioli
ENCAMINHAMENTOS
Depois da apresentação, a nova diretora da Atempa abriu para inscrições de fala e de propostas para organizar a luta da entidade para as próximas semanas. O diretor, Marcus Vianna, foi o primeiro a falar e lembrou da última entrevista do Secretário Municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, ao jornal GaúchaZH, onde ele ataca os trabalhadores das escolas, em especial os professores, retirando a responsabilidade da secretaria e da prefeitura pela atual situação de sucateamento do ensino público em Porto Alegre. Esse, inclusive, foi o tema mais citado por todos que pediram a palavra, sugerindo uma rápida resposta da associação ao secretário.
Veja os demais encaminhamentos do CR de Posse:
- Nota oficial da Atempa em resposta aos artigos recentemente publicados pelo Secretário Adriano Naves de Brito; (construída coletivamente com contribuição das colegas);
- Campanha de denúncia dos recentes ataques e mentiras da mantenedora. Que dê conta de fortalecer a rede, divulgando os trabalhos existentes;
- Mobilização para reorganização das lutas da categoria, com visitas nas escolas, restabelecendo os CR’s escolares;
- Compor os movimentos em defesa da Educação, do Emprego e contra a Reforma da Previdência em 06 e 13 de agosto;
- Agrupar coletivos/brigadas da rede sobre temáticas específicas (EJA, Ed. Infantil, etc);
- Retomada do boletim informativo da Atempa;
- Ato simbólico na SMED, expondo as incoerentes informações divulgadas pelo Secretário Adriano Naves;
- Relatório da participação e demandas dos Fóruns que a Atempa tem representação, como Forum Municipal de Educação, Fórum da EJA, Fórum de Inclusão, CAE e CME.
- Fomentar uma Audiência Pública da EJA, fortalecendo a modalidade e seus trabalhadores para a luta;
O encontro contou também com a participação de representantes de outras entidades sindicais e estudantis que deram as boas-vindas à nova direção da Atempa, além da presença das deputadas federal, Fernanda Melchionna, e estadual, Luciana Genro, e dos vereadores, Roberto Robaina e Karen Santos.
A noite terminou com um coquetel de confraternização e com a esperança renovada para mudar o atual cenário político que sucateia os serviços públicos e retira direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.