Estudo do Simpa e Dieese atualiza dados das perdas salariais dos municipários

O monitoramento realizado pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo IPCA/IBGE, aponta que, em dezembro de 2023, as perdas salariais da categoria municipária, com a inflação, foi de 0,56%. No acumulado ao longo de 2023, chega ao total de 4,62%.

Quando o cálculo é feito sobre as perdas que a categoria acumula desde o período Marchezan, que não realizou nenhuma reposição salarial, o índice alcança 25,40%. Isso significa a redução do salário das servidoras e servidores no percentual de um quarto, desde então. O índice refere-se ao período de maio de 2016 a dezembro de 2023, já descontados os reajustes realizados pelo atual governo.

Data-base 2024

Para intensificar a mobilização da categoria e fortalecer a luta, o Simpa iniciou o período da data-base 2024 ainda em 2023, com a realização de plenárias por núcleos de trabalho para elaboração da pauta de reivindicações, aprovada em assembleia geral. O documento foi entregue em dezembro ao prefeito Melo, que realizou a primeira reunião de negociação com a direção do Simpa e da Atempa, na última quinta-feira (18).

A reposição da inflação é um direito e será cobrado do governo com o fortalecimento da mobilização das servidoras e servidores.

Fonte: Simpa