Em reunião com Smed, Atempa exige providências de apoio e suporte aos educadores e escolas atingidas pelas cheias

Na tarde desta segunda feira (27), as direções da Atempa e do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) reuniram-se com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para tratar da situação das escolas e dos educadores(as) impactados severamente pelas enchentes.

A Associação expôs as principais preocupações levadas ao conhecimento da entidade e as deliberações do Conselho de Representantes e da Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última sexta-feira (24).

Na ocasião também foi apresentada a pesquisa que a Atempa está realizando sobre a situação em que se encontram as educadoras e os educadores atingidos pelas cheias, bem como a estrutura das escolas que sofreram com os impactos das enchentes.

Até o momento 1836 dos 4912 educadores(as) lotados na Smed responderam à pesquisa.

Entre os dados coletados está a situação de servidores(as) que estão sem locomoção ou impossibilitados de retornarem aos seus postos de trabalho. A pesquisa demonstra, entre outras informações, que até agora 750 estão sem água e luz, 203 desalojados por precaução e 178 abrigados em casas de conhecidos.

A pesquisa segue em andamento e pode ser respondida nesse link: https://forms.gle/jrvWUgCquCGn1A1U9

As dirigentes da Atempa reforçaram a importância da gestão democrática das escolas, principalmente diante do cenário atual, reiteraram a preocupação com o retorno presencial das aulas considerando-se a falta de estruturas seguras aos educadores e comunidade e cobraram ações efetivas a curto, médio e longo prazo para a recuperação das instituições e a reconstrução da vida da categoria.

A diretora pedagógica da Smed, Izabel Albianna, afirmou que o retorno presencial das aulas ocorrerá de forma gradual de acordo com a situação de cada instituição. As equipes da secretaria de obras, segundo ela, estão fazendo a vistoria das escolas. Izabel completou dizendo que haverá um planejamento estratégico para a retomada segura das aulas.

A diretora de Recursos Humanos da Smed, Cleusa Maria Leite Leppa também esteve presente na reunião.