A Atempa fez parte da mesa de discussão, na última terça-feira, 16/04, sobre a situação da educação infantil no município e os problemas das redes conveniadas. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e foi organizado pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE), com participação de diversas entidades representativas, além de professores e diretores das escolas.
O secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, esteve presente – apesar de avisar de antemão que precisaria sair cedo em função de outra reunião posterior. Ele utilizou seu tempo de fala para apontar o que a secretaria fez nos últimos meses, mas não apresentou soluções aos problemas levantados tanto pelos membros da comissão, quanto pela comunidade escolar.
Uma das principais reinvindicações é referente ao repasse da prefeitura para que as conveniadas possam arcar com todos os custos da escola, inclusive com alimentação. Segundo informações de um pai, o valor que cada instituição recebe para arcar com a alimentação não passa de R$ 2 por criança por dia. “Isso não paga nem o leite que elas bebem durante uma manhã” – reclama o pai.
Brito jogou a responsabilidade no colo da comunidade e diz que a população pode ajudar, que os conselhos escolares podem organizar eventos para angariar fundos e contribuir financeiramente com as conveniadas. “Isso é surreal! É surreal! O secretario fala com uma tranquilidade que impressiona” – exclama Cindi Sandri, diretora da Atempa.