Dívida com a inflação nos salários da categoria municipária de Porto Alegre é de 26,98%, segundo Dieese

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) monitora mensalmente o acumulado das perdas salariais com a inflação. Conforme análise de fevereiro, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), para que os salários da categoria municipária, em 1º de março de 2024, retornem ao mesmo poder de compra que tinha em 1º de maio de 2016, é necessária uma reposição salarial de 26,98%.

Assembleia Geral da Data-Base 2024

A mobilização da data-base 2024 foi adiantada pelo Simpa, através de debates nos locais de trabalho. A pauta de reivindicações aprovada pela categoria foi entregue ao gabinete do prefeito ainda no ano passado, mais especificamente no dia 18 de dezembro. Já se passaram três meses e o governo ainda não abriu a mesa de negociação, nem apresentou resposta.

Após diversas solicitações de agenda e tentativas de auto agenda, o Simpa convoca a categoria para Assembleia Geral, no próximo dia 20/3 (quarta-feira), no Auditório da FETRAFI (R. Cel. Fernando Machado, 820 – Centro Histórico), às 18h30. A participação das servidoras e servidores é fundamental para a mobilização e pressão.

Mesmo após várias reuniões, o governo Sebastião Melo (MDB) não apresentou respostas aos diversos itens da Data-Base 2024, como:

– O pagamento da dívida do governo Melo com a categoria municipária (reposição da inflação, que até fevereiro é de 26,98%);

– A publicação da listagem dos contemplados na progressão 2014/2016 e o calendário de pagamento;

– O reajuste do valor do vale-alimentação;

– A troca do plano de saúde;

– A equiparação do vencimento básico dos padrões 1 ao 5 ao salário mínimo, entre outros.

VEJA O ESTUDO: