No dia 19 de dezembro (quarta-feira), às 16h, o Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277) recebe o evento de lançamento e a sessão de autógrafos do livro A voz dos avós: a ancestralidade em mim, em ti e em nós / Nhande Jaryi Kuery Hayu Xere Ndere Nhandere Onhendu. A obra foi desenvolvida por turmas da Escola Municipal Professora Ana Íris do Amaral (Porto Alegre) e da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu’ã (Viamão). O evento é aberto ao público.
Para realizar o projeto, as turmas A31 e A32 da Escola Ana Íris do Amaral estudaram sobre os conhecimentos ancestrais. Os trabalhos iniciaram através de pesquisas sobre os conhecimentos dos povos originários. Em abril, foi realizada uma saída de estudos e as crianças puderam conhecer a aldeia Tekoa Pindo Mirim em Itapuã (Viamão). A ancestralidade nas culturas indígenas também foi tema de estudo do grupo. Na segunda etapa do trabalho, as crianças passaram a conhecer mais sobre sua própria história ancestral. Semanalmente, avôs e avós dos estudantes realizaram oficinas, ensinando como fazer receitas, brinquedos, brincadeiras e artesanatos.
O resultado deste trabalho é o livro A voz dos avós: a ancestralidade em mim, em ti e em nós / Nhande Jaryi Kuery Hayu Xere Ndere Nhandere Onhendu, que foi produzido e ilustrado pelos alunos da Escola Ana Íris do Amaral e da Escola Indígena. Para publicar a obra, pagar as despesas com transporte e a confecção das camisetas dos educandos, as escolas realizaram uma vaquinha online.
Fonte: UFRGS / PROREXT.