COMUNIDADE ESCOLAR DA EMEI DA EMEI TIO BARNABÉ DENUNCIA FALTA DE RH

Na manhã de hoje, 02 de março, professoras/es, funcionárias/os e responsáveis por alunos/as da EMEI Tio Barnabé foram até a SMED entregar um abaixo-assinado, reivindicando quadro completo de RH e atendimento integral de todas as turmas da escola.

A EMEI Tio Barnabé atende alunos da Educação Infantil em 06 turmas, sendo que, atualmente, metade delas está em atendimento parcial, o que prejudica as famílias e dificulta o acesso à educação para as/os educandas/os

Segundo a diretora e professora presente, a escola aponta a necessidade de 60H de profissionais da educação (monitoras e professoras) no turno da manhã e 150H no turno da tarde, além de vagas em aberto para estagiárias/os de inclusão. As/os professoras/es afirmam, ainda, que estas vacâncias foram informadas à SMED, tendo sido, inclusive, reafirmadas no último dia 16/02, quando a escola foi chamada para fechamento do quadro de RH relativo ao ano letivo 2020.

A partir da mobilização da comunidade escolar da EMEI e do apoio da ATEMPA, foi possível uma audiência com a coordenadora de RH da SMED, prof. Ana Paula. Esta relatou que a secretaria tem ciência das vacâncias, e que tem trabalhado para enviar profissionais à escola.

Foi anunciado, então, que ainda nesta semana a SMED estará chamando 100 professores/as de educação infantil via contratação temporária, os quais também assumirão vagas de monitores/as, e que a seleção de estagiários/as está em andamento. Quanto a conceder regimes de trabalho para professores/as da rede, a coordenadora apontou a limitação dos regimes por conta de uma orientação do Gabinete de Gestão de Recursos.

Ora, sabemos que se trata de uma escolha política da secretaria negar regimes e priorizar a contratação temporária, mesmo para vagas de necessidade permanente na escola. Essa política se operacionaliza de modo burocrático, deixando turmas sem atendimento e prejudicando a organização familiar de mães e pais trabalhadoras/es.

A escola está mobilizada e irá realizar denúncias no MP, bem como compromete-se a voltar à SMED em até 20 dias, caso a situação não se altere.

EXIGIMOS RH COMPLETO E REGIMES DE TRABALHO! PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE !