Comissão de Educação da Assembleia debate falta de professores nas escolas

Na última segunda-feira, 15/04, a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública para tratar a falta de professores e demais funcionários nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. A Atempa recebeu o convite para participar e compartilhar a situação da rede pública municipal de Porto Alegre. O debate foi organizado pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CECDCT).

Entre os presentes na mesa estavam representantes da Secretaria de Educação (Seduc), junto de outros representantes de entidades, como o CPERS e o Conselho de Educação. Diversos problemas foram levantados, inclusive o fato de haver muita falta de professores nas escolas estaduais mesmo estando quase no mês de maio. A Seduc trouxe informações sobre quais seriam os motivos da falta de recursos humanos nas escolas, mas poucas respostas de como solucionar esse problema.

A diretora da Atempa, Cindi Sandri, afirmou que a associação se solidariza com a rede estadual, afinal na capital a realidade é muito parecida. Faltam professores e não há sinais de que a gestão pública esteja empenhada em melhorar essa situação.

“As narrativas usadas por eles [Seduc] confirmam uma realidade que eles construíram e que serve para atender a máxima desse governo estadual – que está alinhado com o governo federal e municipal – que primeiro desmonta e depois aniquila a prestação do serviço público” – afirma Cindi.

Um dos encaminhamentos da Comissão foi de que os deputados que compõe a CECDCT também ajudarão na pauta da falta de RH nas escolas municipais e fazer as tratativas com o governo municipal para achar soluções em relação a isso. Todos os esforços são bem vindos para melhorar a educação pública na nossa cidade e nosso Estado.