Categoria municipária decide manter a greve

A Assembleia Geral dos/as Municipários/as de Porto Alegre, realizada hoje (02/8), na Casa do Gaúcho, organizou a resistência e manteve a greve contra os projetos de lei do prefeito Marchezan e pela negociação da data-base da categoria. No começo, o relato da direção do Simpa ressaltou a necessidade de luta para barrar os ataques à carreira e o desmonte do serviço público na cidade, bem como as conquistas da categoria até aqui. Além do PL 07, que trata da previdência,  o PL 09 muda regras da aposentadoria, também causando perdas aos/as servidores/as.

Mesmo com todas as mobilizações e com a intermediação dos vereadores, o prefeito não recebe o Sindicato para negociar a data-base e iniciar o diálogo. Trabalhadores da Educação, que estão em recesso escolar, devem fortalecer a greve, no próximo dia 06.

 

“Os/as municipários/as têm mostrado no dia a dia que fazem a boa luta, que têm muita coragem e sabem onde querem chegar. Resistimos e obtivemos uma grande vitória com a manutenção do nosso plano de carreira e a situação, ontem, na Câmara, com a retirada do quórum pela base do governo, foi muito positiva para a gente! Estamos aprendendo que a luta se faz dia após dia! Esse é o momento de intensificarmos a nossa luta. Precisamos chamar mais colegas para resistir! Segunda-feira seria o dia de iniciar as aulas, na rede municipal de Porto Alegre. Mas segunda é greve e greve! É o grande dia da educação! A aula de cidadania será na rua, denunciando o assédio e descaso com a categoria. Marchezan ataca a educação e Porto Alegre!  Nós estamos em sua defesa!”, ressaltou a diretora da Atempa Fabiane Pavani.

 

“Todos e todas estão convidados/as para o Ato da Educação, na EPA, às 9h! A EPA é uma escola que funciona praticamente com uma liminar do MP e que, recentemente, recebeu mais um ataque, pois a escola não pode realizar o seu projeto de inverno. Segunda também é o dia de lançamento da nossa campanha Em defesa da educação! Esperamos vocês!”, complementou a diretora da Atempa Sinthia Mayer.

Na ocasião, também foi aprovada uma agenda demobilização. Confira:

 

02/8 QUINTA
14h – Mobilização nos locais de trabalho (HMIPV e HPS)

03/8 SEXTA
8h30 – Mobilização nos locais de trabalho (Centro de Saúde Santa Marta)
9h – Ato Público no HMIPV
11h30 – Mobilização nos locais de trabalho (sede da SMS)
14h – Ato Público no PABJ, saída em caminhada para as UBSs Bananeiras e São José
18h – Comando de greve, no Simpa,

 

06/8 SEGUNDA
9h – Ato em Defesa da Educação Pública e de Qualidade, em frente à Escola Porto Alegre (EPA)
14h – Tribuna Popular na Câmara de Vereadores “Educação Pública e de Qualidade”
14h – Início da Concentração Municipária na Câmara, contra os PLs 07 e 09

07/8 TERÇA
10h – Ato Público dos Municipários, no Paço Municipal
14h – Assembleia Geral dos Municipários