Ato da educação expõe falta de RH nas escolas

Na manhã dessa segunda-feira (03/9), 35° dia da greve da categoria, foi realizado ato da educação, em frente ao prédio da Smed, no Centro Histórico. O varal da vergonha, apresentando o quadro da falta de professores na rede municipal foi exposto na calçada, em frente à secretaria.

“Cada uma das folhas rosas do varal expõe a falta de RH nas Emef e Emebs de Porto Alegre. É só analisar esses dados e ver o quanto falta professores, além dos laboratórios de aprendizagem estarem sendo desativados! O secretário de educação Adriano Naves de Brito matricularia um filho em uma escola em que a professora com habilitação apenas para ciências dá aula de matemática? Este é o caso da Emef Vereador Carlos Pessoa de Brum!”, ressaltou a diretora da Atempa Vládia Paz. Além disso, o varal também demonstrou as poucas escolas que possuem quadro completo, através de 3 folhas verdes. Também foram expostos diversos balões coloridos, que significavam a quantidade de professores que faltam apenas na zona sul da cidade. Ao todo na rede, faltam mais de 600 professores e professoras.

À imprensa, Marchezan diz que promoveu mudanças na Educação para qualificar o ensino. Na prática, as alterações impostas à rede diminuíram o tempo do aluno em sala de aula e o número de professores nas escolas, agravando a falta de RH. Projetos importantes como o Adote um Escritor, tiveram os recursos reduzidos, faltam professores para atender o laboratório de aprendizagem e as novas medidas que orientam o turno inverso, diminuíram a oferta de atividades complementares para as crianças. A oferta de EJA também foi reduzida em toda a cidade.

“Nas 31 escolas da rede, de ensino básico e fundamental, faltam mais de 5 professores! É isso que fica bem claro com o nosso mural. Tem escolas em que faltam quase 20 professores e professoras, como é o caso das escolas Grande Oriente e São Pedro. Onde está a melhora na educação que o governo Marchezan diz promover? Esta é uma das perguntas que nunca obtivemos a resposta”, disse a diretora da Atempa Sinthia Santos Mayer.