Na manhã desta quinta-feira (26), a direção da Atempa visitou escolas de educação infantil da Zona Norte de Porto Alegre para verificar a situação diante das intensas chuvas que atingem a Capital.
Algumas escolas precisaram cancelar as aulas por causa das consequências das fortes chuvas.
Na EMEI Parque dos Maias II, a chuva fez com que o esgoto transbordasse. Além disso, chove dentro das salas de aula.
Com o telhado sem o devido conserto, já solicitado inúmeras vezes ao governo, a chuva também atingiu a estrutura interna da escola.
A mesma situação foi constatada na EMEI Nova Gleba, que além de todos os transtornos gerados pela chuva está quase sem gás para fazer a alimentação das crianças. No novo contrato realizado com a empresa indicada pela prefeitura, ficou acordado o envio de apenas um gás a cada 15 dias, o que é insuficiente para atender a demanda. Além disso, o muro da instituição está condenado e corre o risco de desabar a qualquer momento.
Já a EMEI Vila Santa Rosa está com telhado sem conserto e a reforma feita recentemente nas paredes não foi eficaz, pois há infiltrações.
Este cenário reflete o descaso do governo Sebastião Melo com a educação e toda a população de Porto Alegre. Depois da tragédia da enchente histórica que atingiu a capital em maio, nada foi feito. Nem a limpeza das bocas de lobo foi realizada, muito menos a manutenção necessária para evitar novos alagamentos. O resultado são os novos alagamentos e as consequências brutais para toda população.