Atempa visita escolas atingidas pela enchente para verificar as consequências e as condições para o retorno das aulas

Nesta terça-feira (25), a direção da Atempa iniciou a visitação às escolas da rede pública municipal que foram severamente atingidas pelas enchentes. O objetivo é verificar de perto como está a situação.

Foram visitadas a EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart, EMEI Miguel Granato Velásquez, EMEB Liberato Salzano Vieira da Cunha e EMEF Vereador Antônio Giúdice.

As perdas foram generalizadas em todas as escolas afetadas pelos alagamentos. Durante as visitas, verificou-se que cada instituição está em um momento diferente do processo de limpeza e reestruturação. Muitas já avançaram bastante nesse processo, outras estão iniciando.

Sem esperar pelo poder público municipal, em muitas instituições as equipes diretivas tomaram à frente da limpeza.

Além de verificar a situação estrutural das escolas, a Associação também conversou com as equipes diretivas sobre a previsão de retorno das aulas.

“Percebemos que nenhuma das escolas que visitamos possui condições de funcionamento pleno antes do final deste ano. Todas terão que passar por reformas e algumas ainda estão no início do processo de limpeza”, explica a diretora Luciane Congo.  

Diretora Luciane Congo, mostra até aonde o nível da água subiu.

As enchentes atingiram 14 escolas públicas municipais de Porto Alegre.

A Atempa seguirá visitando as escolas atingidas pela enchente, ouvindo educadores(as) e comunidade escolar e cobrando do prefeito Sebastião Melo (MDB) para que cumpra com a responsabilidade de reformar as instituições e garantir um retorno seguro para educadores(as) e estudantes, o mais breve possível.