Atempa recebe homenagem da Câmara Municipal de Vereadores pelos seus 32 anos de luta pelos direitos da categoria

A Associação dos Trabalhadores(as) em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) foi homenageada nesta segunda-feira (22), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por seus 32 anos de atuação na defesa dos direitos dos educadores(as) e por uma educação pública de qualidade. A homenagem foi proposta pelo vereador Jonas Reis (PT). 

A diretora Camila Reis, em nome da Direção Colegiada da Associação, fez uso da tribuna durante a sessão ordinária e destacou a luta pela garantia do direito à educação e por uma educação pública democrática. “Hoje, com as privatizações e terceirizações, as escolas têm uma maior rotatividade de profissionais que não se mantêm por conta da precarização. As escolas municipais de Porto Alegre estão em zona de vulnerabilidade, e os governantes que deveriam estar zelando pela qualidade dos espaços escolares e do ensino, como a estabilidade dos profissionais, questão fundamental para o vínculo com os estudantes e suas famílias, perpetuam múltiplos ataques à educação, e quem paga essa conta é sempre a população que mais precisa. Lutar, cuidar e educar para e pela democracia e pelos direitos sociais são os nossos verbos e nossas práticas”, enfatizou.

O proponente da homenagem, vereador Jonas Reis, destacou o trabalho desenvolvido pela Associação em prol da educação do município. “São 32 anos de história, de glória em defesa da educação pública. São 99 escolas representadas nesta instituição, para pensar como a educação deve ser fomentada através do dinheiro público. Nosso mandato traz esse abraço e essa singela homenagem à Associação. Aproveito para frisar que há um arrocho salarial que precisa ser resolvido pela prefeitura urgentemente”, destacou o parlamentar”, afirmou o vereador Jonas Reis.

Durante a sessão, vereadores de diversos partidos também registraram sua homenagem à entidade, representando suas bancadas. “Parabéns à Atempa por todo o trabalho realizado durante seus 32 anos. Vida longa à nossa Associação”, disse o vereador Alex Fraga, durante a homenagem.

“A Atempa é protagonista do debate por uma educação cidadã e inclusiva e isso faz com que a gente se referencie nas opiniões da Associação nos oferece para debatermos os debates necessários”, afirmou a vereadora Abigail Pereira.

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), a Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (Astec), a Associação do HPS, Presidente Vargas e PACS, representada por Albarina Borges, e educadores(as) prestigiaram a homenagem à Atempa.

História

A Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) é sucessora da Associação dos Professores Municipais de Porto Alegre (Apmpa), fundada em 29 de agosto de 1964. A Atempa visa proteger e garantir os direitos da categoria dos profissionais em educação pública de Porto Alegre.

A Associação tem sido protagonista, ao longo de sua existência, de lutas específicas para os trabalhadores em educação como o plano de carreira do magistério transformado na Lei Municipal 6151/88. Tem também sido articuladora, junto ao Sindicato dos Municipários(as) de Porto Alegre (Simpa), na defesa dos direitos dos municipários(as).