Atempa fortalece a luta antirracista na Marcha Independente Zumbi Dandara

A Atempa participou da Marcha Independente Zumbi Dandara, um importante ato em alusão ao Dia da Consciência Negra, realizado em 20 de novembro. A concentração ocorreu na Esquina Democrática, na noite desta quinta-feira (21), onde centenas de pessoas se reuniram para denunciar o racismo e homenagear a luta do povo negro ao longo da história.

Durante a Marcha em direção ao Largo Zumbi dos Palmares, a Atempa reforçou seu compromisso com a construção de uma educação antirracista, destacando que a escola é um espaço fundamental para combater as desigualdades e auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Além de lembrar os 180 anos do Massacre de Porongos, o ato também serviu como alerta para os desafios atuais, como o genocídio da população negra, a ausência de políticas públicas e os impactos da emergência climática, que afetam mais diretamente as comunidades negras.

“Foi uma grande mobilização de negras e negros, dos antirracistas, dos que defendem a democracia, os direitos trabalhistas, das mulheres e do povo negro. Sem dúvida, uma Marcha histórica”, afirmou a diretor da Atempa, Luciane Congo.

Com cantos, faixas e discursos combativos, a Marcha foi um momento de resistência e união, reafirmando que a luta por justiça social e igualdade racial deve ser constante e coletiva. A Atempa reforça que o combate ao racismo precisa estar no centro das políticas educacionais e sociais. Continuaremos nas ruas e em nossos espaços de trabalho, exigindo reparações históricas e ações concretas para enfrentar as desigualdades. A luta do povo negro é também uma luta por uma educação transformadora, que promova a inclusão.