Atempa e Udesc oferecem curso sobre Educação Inclusiva: “O Desenho Universal para a Aprendizagem e o Modelo Social da Deficiência”

A Associação dos Trabalhadores(as) em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), oferece a segunda edição do curso gratuito “O Desenho Universal para a Aprendizagem e o Modelo Social da Deficiência: contribuições para o planejamento pedagógico na escola inclusiva”. Com carga horária de 20 horas e certificado de extensão, o curso busca capacitar os educadores da rede municipal de Porto Alegre a implementar práticas pedagógicas que considerem a diversidade na sala de aula.

Essa formação visa preparar os profissionais da educação para construir práticas mais inclusivas e homologadas às necessidades e potencialidades de todos os estudantes, contribuindo para uma escola verdadeiramente inclusiva.

Homenagem a Laureane Marília de Lima Costa

Essa edição leva o nome “Edição Laureane Marília de Lima Costa”, em homenagem à ativista e acadêmica dos Estudos da Deficiência. Laureane, que participou da primeira edição como formadora, destacou-se por sua atuação em prol das concepções sociais da deficiência e das práticas educativas inclusivas.

Sobre o Curso

O curso faz parte do programa de extensão “Saúde e Cidadania” do Centro de Educação a Distância da UDESC e será realizado na modalidade a distância, com seis encontros síncronos. A formação será oferecida na plataforma Moodle da UDESC, onde os participantes terão acesso a materiais complementares em diversos formatos, como textos, vídeos, podcasts e palestras, garantindo acessibilidade e variedade nas formas de representação, conforme os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem ( DUA).

Em breve, mais informações sobre as inscrições.

Dados e Temas dos Encontros

  • 10/08/2024 – Encontro 1 (Mariana Rosa): As concepções da deficiência e as práticas pedagógicas
  • 10/10/2024 – Encontro 2 (Geisa Bock): Desenho Universal para a Aprendizagem: princípios e diretrizes
  • 15/10/2024 – Encontro 3 (Geisa Bock): DUA: a plataforma CAST
  • 17/10/2024 – Encontro 4 (Rita Bersch): Contribuições da tecnologia assistiva para a educação inclusiva
  • 22/10/2024 – Encontro 5 (Eloísa B. de Lima, Natália Vieira e Rosângela Kittel): Implementando o Desenho Universal para a Aprendizagem
  • 24/10/2024 – Encontro 6 (Rosângela Kittel): Planejamento pedagógico na perspectiva do DUA

Objetivos do Curso

  • Compreender as diferentes concepções de deficiência e a relevância do modelo social para a educação inclusiva;
  • Conhecer os princípios e diretrizes do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA);
  • Relacionar o modelo social
  • Analisar criticamente os processos de inclusão e exclusão escolar;
  • Desenvolver práticas pedagógicas inclusivas que contemplem as diferentes formas de aprendizagem.

Informações Gerais:

  • Plataforma: Moodle
  • Carga horária: 20 horas
  • Número de aulas síncronas: 6
  • Horário: Terças e Quintas-feiras, das 19h30 às 21h30
  • Duração das aulas: 5 aulas de 120 minutos e 1 aula de 150 minutos
  • Vagas:100