Alertar os educadores sobre o descaso do governo Sebastião Melo com a educação pública municipal e a desvalorização da categoria. Esse foi o objetivo dos dirigentes da Atempa e do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) ao entregarem material informativo aos professores em frente ao auditório Araújo Viana, durante a Jornada Pedagógica da Educação Infantil promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), nesta quarta-feira (7).
A ação visou conscientizar os profissionais sobre os desafios a enfrentar e fortalecer a mobilização da categoria na luta pela Data-Base 2024, sendo a principal reivindicação a reposição salarial que, conforme o Dieese, já alcançou 25,40%. Além de fortalecer as mobilizações contra o desmonte da educação pública através das privatizações e terceirizações.
Na ocasião, as entidades também denunciaram a realidade das escolas de educação infantil. Além da falta de estrutura e de segurança, não há número suficiente de profissionais, em especial de monitores. A maioria das instituições iniciará o ano letivo com seu quadro de profissionais incompleto.
Outra situação destacada foi a falta de vagas nas EMEIs. Pelo menos 7.500 famílias seguem aguardando a oportunidade de matricular seus filhos na educação infantil.
A Atempa seguirá atenta a cada uma dessas questões, informando, orientando e mobilizando a categoria.