As direções do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) estiveram em reunião, nesta quinta-feira (25), com o secretário municipal de Educação, Mauricio Cunha, e com a coordenadora de Recursos Humanos, Cleusa Leppa, para tratar da defasagem de recursos humanos na Rede Municipal de Ensino. Foi cobrado que seja concluído o processo de nomeações dos 350 professores(as) prometidos e já autorizados, faltando ainda nomear entre 150 profissionais, segundo a Smed, e 190, segundo a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap).
Diante da reivindicação para que professores(as) aprovados no último concurso da prefeitura sejam chamados, reduzindo o déficit de pessoal, o próprio secretário da Smed sugeriu que o Simpa e a Atempa pressionem a Smap para que viabilize as nomeações que faltam. O secretário de Educação garantiu que já existe a previsão para a realização de um novo concurso para professores(as) e monitores(as), entre outubro e novembro deste ano. A empresa está em fase de contratação.
Diante das informações desencontradas entre as secretarias, o Simpa e a Atempa encaminharão ofício para a Smed e para a Smap, solicitando uma reunião conjunta.
Reforma das escolas atingidas pela enchente
A reunião também tratou das escolas que estão em obras e ainda permanecem fechadas desde a enchente de maio. Questionado sobre o cronograma de recuperação, o secretário Maurício Cunha afirmou que a as obras na maior parte das escolas serão concluídas entre os dias 5 e 16 de agosto. O restante ainda não tem previsão de conclusão.
Participaram da agenda na Smed, os diretores do Simpa Assis Brasil Olegário Filho e Bete Charão e as diretoras da Atempa Isabel Letícia Medeiros e Camila Reis.