Atempa e outras entidades promovem aula inaugural com Daniel Cara

Ontem à noite, na Assembleia Legislativa, aconteceu a aula inaugural Resistência Democrática para a Garantia da Qualidade da Educação. A palestra do doutorando em Educação e mestre em Ciência Política Daniel Cara fez reflexões sobre a luta por uma educação de qualidade.”Educação não é transmissão de conteúdo. Educação é dizer para aluno/a de escola pública que ele tem direito à vaga da universidade pública. E que é preciso quebrarmos as estruturas da sociedade para chegarmos a isso. A única política pública que atinge a todos/as é a educação. Por isso, mesmo quem não quer lutar por ela, usa o tema como palco”, alertou Cara. Ele lembrou também que nunca conseguimos implementar a democracia social no Brasil e que o nosso país nunca teve uma política de educação que caminhasse ao lado da política econômica. Assim, ao invés da educação ser subordinada à economia, deve acontecer o contrário. Dessa forma, a economia deve estar a serviço dos direitos sociais, para devolver o que é do povo.
Iniciando o debate, a diretora da Atempa e mediadora Sinthia Mayer lembrou que é dever de todo democrata defender a educação. Em seguida, a mestre e doutora Regina Scherer destacou a gestão democrática, que sofre um ataque permanente em Porto Alegre. Ela exemplificou com a mudança arbitrária de rotina e a mais recente comunicação do calendário escolar, através de uma portaria. “Precisamos envolver toda a sociedade na defesa da gestão democrática”, finalizou. A mestre e doutora Jaqueline Moll lembrou as declarações absurdas, do secretário municipal de educação Adriano Naves de Britto, que proibiu as crianças de repetirem a merenda, afirmando que é uma forma de combater a obesidade, como também do secretário de educação do estado Ronald Krummenauer, que afirmou se arrepender por não fechar mais escolas. Por fim, o deputado estadual Juliano Roso conversou sobre o projeto Escola sem Partido, lembrando que é inconstitucional, pelo Ministério Público Federal (MPF)
, bem como que a muitos que defendem o projeto querem uma escola que não respeita a diversidade. Roso trouxe uma linha do tempo dos pls com o tema em todo o Brasil e finalizou dizendo que a cidade de Pelotas deu um bom exemplo ao derrubar o pl, que chegou a Câmara Municipal, com resistência popular. Após a discussão, a plateia se inscreveu para perguntas e relatos