Esta quarta, 23/05, foi marcada pela intensa mobilização dos servidores/as, na Câmara de Vereadores/as, em vigília, contra o novo pacote de Marchezan. As proposições, com foco no corte de gastos da folha de pagamento dos servidores/as e no desmonte do plano de carreira, tiveram a conjuntura agravada, pois o prefeito solicitou urgência a todos os pls, ou seja, em até 45 dias, devem entrar em votação.
A urgência e os trâmites foram discutidos no Plenário, ao som de protestos dos municipários/as, que exigiam respeito, diálogo, valorização do serviço público e de Porto Alegre. A categoria, mais uma vez, repudia o autoritarismo de Marchezan, que solicitou urgência ao pacote, sem sequer ser votada em Plenário. É a primeira vez que isso acontece na Câmara de Vereadores/as. A resistência e unidade da categoria foram constantes durante toda a tarde e noite, através do diálogo com os/as parlamentares, da troca de ideias e aprofundamento sobre a pauta no debate sobre o pacote.
O conjunto de projetos de Marchezan é um ataque aos direitos trabalhistas, destrói anos de conquistas dos/as servidores/as e a qualidade de vida de Porto Alegre, como se tudo não passasse de mercadoria. “Em contrapartida, as proposições tiram dinheiro dos/as servidores/as e atrapalham a economia da cidade, como o parcelamento do 13°, por exemplo”, destacou o presidente da Associação dos/as Procuradores/as do Município de Porto Alegre (Apmpa), César Sulzbach, no debate sobre os pls.” Sobre o pl11, foram projetadas perdas que variam entre 8% e 50% nos salários”, continuou o diretor do Simpa Adelto Rohr, ressaltando que o pacote do governo prejudicará quem faz a cidade funcionar. Rohr também lembrou que Marchezan tem um projeto de cidade com os empresários dentro e o funcionalismo de fora e que, por isso, é fundamental a resistência de cada um e cada uma. Atempa, Associação dos técnicos de nível superior de Porto Alegre (Astec), Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu), Sindcâmara, Apmpa, Sindicato dos médicos do RS (Simers) e Simpa estiveram presentes no debate,
No final do encontro os/as parlamentares presentes divulgaram o prazo limite para a votação das proposições. Confira: