A Associação das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre celebrou na última terça-feira, 24 de outubro de 2023, a inauguração de sua mais nova sede.
A mudança para esta nova sede representa uma série de conquistas e vitórias da APMPA e ATEMPA, marcando a transição de instalações cedidas e alugadas para uma sede própria. Essa transição simboliza o resultado de esforços conjuntos de ex-direções, que, por meio de um consórcio e a contribuição de nossos valorosos sócios e sócias, tornaram esse sonho uma realidade. A nova sede traz uma série de benefícios para a ATEMPA e seus membros, oferecendo uma estrutura segura, salas de reunião com capacidade para até 25 pessoas, além de um auditório com espaço para 100 lugares, fortalecendo nosso patrimônio de uma maneira verdadeiramente nossa.
Durante a cerimônia, representantes das ex-direções da APMPA, predecessora da ATEMPA, e das ex-direções da própria ATEMPA foram homenageadas, podendo contar, cada uma delas, suas histórias e conquistas da época. Também foi dado posse ao novo Conselho de Representantes da ATEMPA, e apresentamos uma novidade: o aplicativo digital da ATEMPA. Essa ferramenta online proporciona aos nossos associados e associadas a comodidade de realizar agendamentos jurídicos, acessar informações sobre convênios, notícias e eventos com mais facilidade.
A diretoria da ATEMPA para o período 2022 – 2025 expressa profundo agradecimento a todos os presentes, às entidades parceiras, SIMPA, CTB, ASTEC, ASHPS, CSP-Conlutas, às Escolas Municipais, ao CME/POA, as representações governamentais, mas um agradecimento especial aos ex-diretores e ex-diretoras que compartilharam o sonho de uma sede própria. Este é um marco na história da ATEMPA e um testemunho da dedicação contínua à educação em Porto Alegre.
“Amanhã vai ser outro dia”
APMPA – Associação dos Professores do Município de Porto Alegre. Fundada em 29 de agosto de 1964
29/08/1964 –
Lygia Maria Bins (presidenta);
Larry Alves (vice-presidente);
Maria da Graça Carneiro de Vasconcelos (1º secretário);
Valdir Fischer (2º secretário);
Maria Leonor Gonçalves (1º tesoureiro);
Altair Chiaradia (2º tesoureiro).
1985/1988 –
Ana Lúcia Vellinho D’Angelo (presidenta);
Cirley Lenzi Custódio (1ª vice-presidenta);
Maria Carmen Silveira Barbosa (2ª vice-presidenta);
Maria de Fátima Baierle (1ª secretária);
Ana Lúcia Baugarten (2ª secretária);
Liana da Silva Borges (1ª tesoureira);
Iara Regina Nunes Dorgan (2ª tesoureira).
1988/1990 –
Maria de Fátima Baierle (presidenta);
Cirley Lenzi Custódio (1ª vice-presidenta);
Evangelia Aravanis (2ª vice-presidenta);
Ana Lúcia Baumgarten (1ª secretária);
Sofia Cavedon (2ª secretária);
Marilena Ruschel da Cunha (1ª tesoureira
1990/1992 – Maria de Fátima Baierle (presidente);
Sofia Cavedon (1ª vice-presidente);
Evangelia Aravanis (2ª vice-presidente);
Iara Rosi Meireles (1ª secretária);
Maria Anunciação Sieczkowski (2ª secretária);
Marilena Ruschel da Cunha (1ª tesoureira);
Paulo Gustavo Ribeiro (2º tesoureiro).
ATEMPA – Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre. Sucessora da APMPA. Fundada em 31 de março de 1992
JUNHO/ 1992 –
Sofia Cavedon (Diretora Geral);
Rosa Maria Mosna (Diretora Geral);
Maria Anunciação Sieczkowski (Diretora Geral);
Lúcia Iara Santos do Canto (Diretora de Organização e Administração);
Marilena Ruschel da Cunha (Diretora de Finanças);
Tânia Maria Almeida (Diretora de Imprensa e Divulgação);
Gislaine Frota (Diretora de Assuntos Educacionais);
Isabel Letícia Pedroso de Medeiros (Diretora de Assuntos Sindicais); ok
Paulo Gustavo Ribeiro (Diretor de Saúde e Condições de Trabalho)
JUNHO/1995 –
Maria Anunciação Sieczkowski (diretora geral);
Maria Assunção Santos da Silva (diretora geral);
Sérgio Nunes Fagundes (diretor geral);
Lúcia Iara Santos do Canto (diretora de administração e organização);
Maristela Piber Maciel (diretora de assuntos educacionais);
Eliane Jacoby dos Santos (diretora de finanças);
Pólux Martins Gomes (diretor de assuntos sindicais);
Paulo Gustavo Ribeiro (diretor de imprensa e divulgação);
Adriana Farias Perdomo (diretora de saúde e condições de trabalho).
30/06/1998 –
Joaquim Terra Pinto (diretor geral);
Rejane Assis Bicca (diretora geral);
Tânia Maria Ferreira (diretor geral);
Sérgio Ernani Rosa Macedo (diretor de organização e administração); 997361393
Lourdes Drehmer (diretora de finanças);
Pedro Jacob (diretor de assuntos sindicais);
Mariza Pertille da Silva (diretora de assuntos educacionais);
Arno Norbert (diretor de saúde e condições de trabalho);
Márcia Fernandes (diretor de imprensa e comunicação).
05/ 07/2001 –
Joaquim Terra Pinto (diretor geral);
Rejane Assis Bicca (diretora geral);
Ilois Oliveira de Souza (diretor geral);
Sérgio Ernani Rosa Macedo (diretor de organização e administração);
Tânia Maria Ferreira (Diretora de finanças);
Carmen Celinda Munhoz Padilha (Diretora de assuntos sindicais);
Liege Levy dos Santos (diretora de assuntos educacionais);
Anna Maria Oliveira de Souza (diretora de saúde e condições de trabalho);
Modesto Albuquerque Caetano (diretor de imprensa e comunicação).
14/07/2004 –
Joaquim Terra Pinto (diretor geral);
Rejane Assis Bicca (diretora geral);
Ilois Oliveira de Souza (diretor geral); –
Sérgio Ernani Rosa Macedo (diretor de organização e administração);
Tânia Maria Ferreira (Diretora de finanças);
Glauco Marcelo Aguiar Dias (Diretor de assuntos sindicais);
Carmen Celinda Munhoz Padilha (diretora de assuntos educacionais);
Liege Levy dos Santos (diretora de saúde e condições de trabalho);
Solange Maria Nunes Corrêa (diretor de imprensa e comunicação
09/09/2007
Flávio José Helmann da Silva (diretor geral);
Isabel Letícia Pedroso de Medeiros (diretora geral);
Maria da Graça Morés (diretora geral);
Martha Christina Gomes da Rosa (diretora de organização e administração);
Cristiane dos Reis Pires (Diretora de finanças);
Gorete Losada (Diretora de assuntos sindicais);
Liane Bernardi (diretora de assuntos educacionais);
Ronimar del Pino (diretor de saúde e condições de trabalho);
Enita Maristela Cardoso Palma (diretor de imprensa e comunicação).
08/07/2010 –
João Vicente Dornelles (diretor geral);
Isabel Letícia Pedroso de Medeiros (diretora geral)*;
Solange Maria Nunes Corrêa (diretora geral);
Joice Martins Walder (diretora de organização e administração)*;
Luis Fernando de Fraga Silva (Diretora de finanças);
Arine da Silva Cougo (Diretora de assuntos sindicais);
Janize Teixeira (diretora de assuntos educacionais);
Anabel Cogo (diretor de saúde e condições de trabalho);
Martha Christina Gomes da Rosa (diretor de imprensa e comunicação). –
02/07/2013 –
Arine da Silva Cougo (diretora geral);
Anézia Viero (diretora geral);
Silvana Maria da Silva Moraes (diretora geral);
Joselaine de Azevedo Mendonça (diretora de organização e administração);
Anabel Cogo (diretor de finanças);
Roselena Leal Colombo (Diretora de assuntos sindicais);
Anderson Luiz Fernandes Gonçalves (diretor de assuntos educacionais);
Alexandre Daniel Wood (diretor de saúde e condições de trabalho);
Ernani Carvalho Cibeira (diretor de imprensa e comunicação).
11/08/2016 –
Janize Teixeira Duarte (diretora geral);
Glauco Marcelo Aguilar Dias (diretor geral);
Sinthia Santos Mayer (diretora geral);
Márcia Dias Loguércio (diretora de organização e administração);
Fabiane Borges Pavani (diretor de finanças);
Márcia Losada (Diretora de assuntos sindicais);
Vládia Regina Athayde Paz (diretor de assuntos educacionais);
Juliane de Paula Mazui (diretor de saúde e condições de trabalho);
Maria Celeste da Silva Martins (diretor de imprensa e comunicação).
29/07/2019 –
Maria José da Silva (diretora geral);
Ezequiel Carvalho Viapiana (diretor geral);
Marcus Vinícius Martins Vianna (diretor geral);
Carolina Hugo (diretora de finanças);
Luciana Vivian da Cunha (diretora de finanças);
Vanessa Mendes Pedroso (diretora de imprensa e divulgação);
Adriana Killes Barcelos Barbosa (diretora de assuntos educacionais);
José Ivan Rodrigues dos Santos (diretor de saúde e condições de trabalho);
Simone Lima do Amaral (diretora de Administração e organização).
REGINA MARIA DUARTE SCHERER – GESTÃO – 09/09/2007
LAURA BONANI CUNHA – GESTÃO – 08/07/2010
CINDI REGINA SANDRI – GESTÃO – 29/07/2019 –