Atempa apresenta ajustes no calendário escolar 2025 e denuncia descaso no planejamento estratégico da Smed

A ATEMPA (Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre), em parceria com o Fórum dos Conselhos Escolares, entregou ao secretário de Educação, Leonardo Pascoal, uma proposta de ajustes para o Calendário Escolar de 2025. A iniciativa visa garantir um atendimento de qualidade aos alunos e assegurar uma jornada de trabalho mais adequada aos profissionais da educação.

Entre as principais alterações sugeridas estão:

  • 200 dias letivos: A proposta defende a redução para 200 dias letivos, em vez de 203, garantindo uma margem de segurança para imprevistos, como eventos climáticos recorrentes nos últimos anos.
  • Seis sábados letivos de 4 horas: A substituição dos 8 sábados de 3 horas por 6 de 4 horas, mantendo as mesmas 24 horas de trabalho, mas de forma mais eficiente.
  • Dois dias de jornada pedagógica e recesso ampliado em julho: A medida inclui dois dias dedicados à jornada pedagógica e um recesso maior em julho, fortalecendo a organização do ano letivo e ampliando a margem de segurança.

Ainda neste encontro, a ATEMPA, em conjunto com o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA), entregou um documento com contribuições ao planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação (SMED). A associação destacou a importância de uma construção coletiva e democrática do planejamento, ressaltando que formulários online e a realização de consultas durante o período de férias não são os melhores caminhos para engajar os trabalhadores e a comunidade escolar.

O documento entregue traz uma série de reflexões e demandas, incluindo:

  • Diagnóstico da situação da educação municipal, destacando os prejuízos causados pela falta de continuidade na gestão e pela corrupção na aplicação de recursos durante a pandemia;
  • Transparência e probidade no uso dos recursos públicos, priorizando demandas das comunidades escolares;
  • Investimento na reforma e manutenção dos prédios escolares, garantindo acessibilidade e condições adequadas para a educação;
  • Fortalecimento da gestão democrática, com a valorização dos conselhos escolares e o reconhecimento do seu papel como órgão máximo de gestão das escolas;
  • Realização de concursos públicos para suprir a falta crônica de recursos humanos na rede;
  • Valorização dos trabalhadores em educação, com recuperação salarial, formação continuada e melhores condições de trabalho;
  • Promoção de políticas intersetoriais para garantir direitos, proteção e segurança aos estudantes e suas famílias;
  • Realização de um Congresso Municipal de Educação, com ampla participação da comunidade educacional.

A ATEMPA e o SIMPA reafirmam seu compromisso com a educação pública de qualidade e com a construção de um planejamento estratégico que contemple as necessidades das comunidades escolares. Ambas as entidades seguem à disposição para o diálogo permanente, sempre em defesa da democracia, da transparência e do direito à educação de qualidade para todos.

Seguimos firmes na luta por uma educação pública digna e inclusiva!